quarta-feira, 1 de abril de 2009

Incubadora de Empresas foi inaugurada


A primeira incubadora de empresas a ser criada fora do Campus da Universidade de Aveiro já funciona nas antigas instalações da Escola EB 2 de Albergaria-a-Velha.

Fruto de um já longo trabalho de parceria entre a Câmara Municipal e a Instituição de Ensino Superior, este novo espaço tem capacidade para albergar nove jovens empresas que, de outra forma, talvez não tivessem capacidade para desenvolver as suas ideias inovadoras.

A inauguração da Incubadora decorreu na tarde de 30 de Março e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, João Agostinho Pereira, do Vice-Reitor da Universidade de Aveiro (UA), Fernando Rocha, do empresário Valdemar Coutinho, também representante da Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA) e de Fernando Santos, da GrupUNAVE.

Para Fernando Rocha, a criação de uma incubadora, fora do espaço da UA, representa uma ruptura com o passado, na medida em já não se aposta na concentração, mas no desenvolvimento de uma estrutura em rede, espalhada por vários municípios.

Valdemar Coutinho também acredita nos benefícios na descentralização e considera estas parcerias como mais um exemplo de sucesso do trabalho da Universidade em prol da Comunidade.

Quanto à localização da incubadora em Albergaria-a-Velha, o empresário comentou que esta não poderia ser melhor, já que vários relatórios internacionais, quando se referem ao mercado português, têm apontado Albergaria-a-Velha como um bom município para investir.

Na nova incubadora já está instalada uma empresa da área de soluções energéticas, existindo ainda outras duas empresas em análise. Para além do espaço físico devidamente mobilado, a incubadora oferece vários serviços de logística (sala de reuniões comum, correio, telefone, fax, internet), serviços de apoio administrativo e secretariado, bem como orientação técnica e aconselhamento jurídico, contabilístico e financeiro.

Fonte: CMAV

1 comentário:

Blogger disse...

A incubadora de empresas ontem inaugurada, em Albergaria-a-Velha, na antiga escola EB2, é o 4º pólo da rede de incubadoras de empresas da Universidade Aveiro, cuja sede se situa no campus universitário de Aveiro.

Dar apoio aos jovens empreendedores, de forma a que aqueles reúnam todas as condições necessárias para a formação e desenvolvimento de negócios baseados em tecnologias inovadoras, sobretudo no que respeita às áreas de competência da Universidade de Aveiro, é objectivo da Rede de Incubadoras de Empresas da Universidade de Aveiro.

Dez salas da antiga escola serão afectas à incubadora de empresas - que para já dispõe de duas empresas - e as restantes instalações serão utilizadas, num futuro próximo para a formação profissional de desempregados e de candidatos à procura do primeiro emprego, parceria que a autarquia quer estabelecer com o Instituto de Emprego e Formação Profissional.

A antiga cantina da escola está a ser aproveitada para cursos de formação profissional, nas áreas da padaria e de pastelaria.

Numa altura em que o desemprego no concelho e no país atingem valores preocupantes, é de louvar a criação destes espaços.

Pede-se agora que sejam dadas todas as condições às iniciativas empresariais que venham a nascer neste espaço, e que tenham muito sucesso.

Fonte: http://busturenga.blogs.sapo.pt/50401.html