quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Padre Valdemar Magalhães Alves da Costa (1931-2009)

Filho de uma família numerosa, mas de raízes cristãs, nasceu na freguesia de Real, concelho de Braga, a 24 de Setembro de 1931, vindo depois para Aveiro onde fixou residência tal como toda a sua família [Era irmão do falecido padre Arménio].

Primeiro frequentou o Seminário da Arquidiocese de Braga. Terminados os estudos de Teologia no Seminário dos Olivais, em Lisboa, o Padre Valdemar é ordenado presbítero em 1 de Julho de 1956, na matriz de Albergaria-a-Velha. O ministério sacerdotal vai conduzi-lo aos Seminários de Santa Joana e de Calvão onde foi professor, Vice-Reitor e Reitor durante vinte anos. Foi também responsável dos escuteiros.

Assumiu as funções de pároco de Ponte de Vagos em 1974 e em 1975 viria para a Branca, no arciprestado de Albergaria-a-Velha, sucedendo no múnus pastoral ao falecido padre António Augusto Diogo. Durante alguns anos assumiu a responsabilidade pastoral de Ribeira de Fráguas. Foi igualmente professor, durante largos anos, da disciplina de Religião e Moral na Escola Secundária de Albergaria-a-Velha.

Alto, magro de postura erecta, fazia-se notar. Ao longo dos 34 anos em que foi responsável pela paróquida de S. Vicente da Branca foi um homem simples, zeloso, dinâmico e empreendedor, deixando obra feita.

Deve-se a ele o restauro e ampliação da Igreja Matriz, a ampliação do Salão Paroquial e a construção do Centro Social Paroquial, mas também da Capela de São Marcos, em Fradelos, onde trabalhava a par dos pedreiros e trolhas dando o exemplo de trabalho, simplicidade e dedicação.

Faleceu no passado dia 4 de Setembro, no Hospital de D. Pedro em Aveiro.

Fontes: Alírio Silva / Diocese de Aveiro (D. António Francisco dos Santos) / FNA-Esgueira

1 comentário:

br disse...

http://www.jb.pt/tag/padre-manuel-marques-dias/

é de cá!