terça-feira, 23 de março de 2010

A imprensa local (1ª metade do Séc. XX)

Logo no início de 1901 ressurge o “Correio d’ Albergaria”, mas agora dirigido pelo Dr. António Pinho, jovem advogado, irmão do anterior director [João de Pinho]. É um dos melhores semanários da região, com alguma informação nacional, mas sobretudo do município.
(...)

Em 1908, após o nº 478 transferiu-se para Angeja, por a tipografia e o periódico terem sido trespassados (...) Ainda continuou com o mesmo título, até 1911, com o nº 518. Então é substituído pelo “Correio d’ Angeja e Albergaria” (...) Terminou em 1 de Maio de 1915.

Jornal de Albergaria (I)

O “Jornal de Albergaria” apareceu em 13 de Maio de 1911 e foi o mais longendo dos semanários locais, pois aguentou mais de 60 anos (...) Acompanhou a vida do Concelho e das povoações vizinhas (...) Sentiu a Ditadura e as cadernetas de racionamento da 2º Guerra Mundial e conheceu a falta de papel, chegando a publicar-se, no seu velho prelo mal tintado, com apenas duas páginas. (...)

Com dificuldades enormes, aguentado e orientado por Albérico Ribeiro e sua família, é um testemunho e uma crónica da vida comum da região.


Gazeta d' Albergaria

A “Gazeta d’ Albergaria” foi um “Semanário Republicano e Democrático” iniciado a 19 de Dezembro de 1925 sob a direcção de Delfim Álvares Ferreira e terminado com o nº 301 em 19 de Dezembro de 1932 sob outra direcção. (...)

Beira Vouga (I)

O “Beira Vouga” iniciou a sua publicação em 13 de Abril de 1941, dirigido por Vasco de Lemos Mourisca, e foi um quinzenário diferente dos anteriores, polémico e informativo. Mudou de proprietário e de orientação com o nº 99, em Dezembro de 1946, para terminar em 13 de Agosto de 1953.

Outros títulos

Além dos citados houve, durante o séc. XX, mais de uma dezena de periódicos (...)

[Sendo de realçar] "A Gazeta" que foi um bom semanário regionalista ao longo do segundo semestre de 1934.

Revistas "Vouga" e "Brisa"

Houve ainda em Albergaria duas revistas mensais, com excelente aspecto gráfico. A primeira, “Vouga”, de carácter regionalista, apresentou um número experimental com inovador design e páginas a cores, em 1931, e publicou sete números em 1935.

A segunda denominou-se “Brisa” e era uma revista de Cultura e Arte em que colaboravam jovens estudantes universitários, sobretudo de Coimbra e Porto (...) Iniciou-se em Maio de 1946 e terminou, com esta feição, em Dezembro de 1947. Era dirigida por Manuel Homem Ferreira.

Fonte: António Homem de Albuquerque Pinho, “Albergaria-a-Velha – Oito Séculos do Passado ao Futuro” (pág. 49-51) (adaptado)

Mais informações

Sem comentários: