terça-feira, 20 de abril de 2010

Bombeiros vão ter quartel "Século XXI"

A primeira pedra do futuro quartel dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha foi lançada numa cerimónia presidida pelo governador civil do distrito de Aveiro, José Mota.

O novo edifício, com custos estimados em 1,250 milhões de euros, irá denominar-se "Século XXI" e será construído num terreno cedido pela Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, com uma área de 16 mil metros quadrados na zona industrial muito perto da "Helipista".

A cedência do terreno por parte da Câmara aos bombeiros de Albergaria-a-Velha será por um período de 51 anos. (...)

Os bombeiros de Albergaria-a-Velha estão hoje localizados no centro da vila, num quartel que data de 1969 (foto: lançamento da primeira pedra em 29 de Outubro de 1967) e que está ultrapassado. (...)



Novo quartel

O novo quartel dos bombeiros de Albergaria-a-Velha vai romper com a filosofia tradicional das instalações dos bombeiros voluntários em Portugal.

Será uma construção tipo industrial, com apenas duas portas e os carros no seu interior não ficarão estacionados paralelamente, mas em espinha. Terá uma zona de descontaminação para as ambulâncias e não terá camaratas mas quartos triplos para homens ou mulheres.

Segundo os responsáveis pelos bombeiros de Albergaria-a-Velha, o futuro quartel segue as pisadas do que se está a fazer de melhor pela Europa, nomeadamente em França. Chamar-se-á "Século XXI" porque para além das inovações terá baixos custos de manutenção.

Fonte: JN (adaptado)

Foto: Beira Vouga

Sem comentários: