quinta-feira, 13 de maio de 2010

Grupo Folclórico "As Lavadeiras do Vouga"

Em Agosto de 1983, um grupo de Angejenses decidiu fundar, em Angeja [concelho de Albergaria-a-Velha], um Grupo Folclórico em que pudessem participar crianças, já que no outro grupo existente na altura (designado Rancho Folclórico Lusitano da Casa do Povo de Angeja) tal não era consentido.

A nova colectividade, que se designou "Grupo Folclórico As Lavadeiras do Vouga", logo iniciou a sua actividade, tendo como ensaiador o Sr. José Coelho, natural de Fermelã, contudo apenas foi constituído legalmente em Agosto de 1988.

O grupo procedeu, desde a data da sua fundação, a um trabalho de recolha e pesquisa do folclore da região em que se insere. Recentemente tem-no feito de uma forma mais sistemática tendo em vista o reconhecimento da representatividade do grupo junto da Federação do Folclore Português.

Festa anual e Festival de Folclore

Desde a sua fundação, com um único ano de interrupção, o grupo realiza a Festa Anual "As Lavadeiras", no largo do Areal, durante 3 ou 4 dias, com animação diária com conjuntos musicais e outras actividades lúdicas e culturais.

O ponto mais alto da festa é sempre o dia 15 de Agosto, dia da Assunção de Nossa Senhora, em que o grupo organiza o seu Festival de Folclore, em que participam grupos folclóricos do país e do estrangeiro(...)

Fontes/Mais informações: Junta de Freguesia de Angeja (adaptado) / wikipedia

2 comentários:

Helder Brandão disse...

O Grupo Folclórico "As Lavadeiras do Vouga" já tem página web (ainda não está acabado).
http://www.gflv.angeja.net
Cumprimentos,
Helder Brandão

Blogger disse...

Está interessante e tem alguns postais

http://gflv.angeja.net/?p=553

http://gflv.angeja.net/?p=355