quinta-feira, 16 de setembro de 2010

"Angeja - Rainha do Vouga", livro de poesias de Venâncio da Silva Mattos (1913)


José Venâncio Matos era natural de Cacia, talvez ainda parente de Jaime Gama (Jaime José Matos da Gama), actual Presidente da Assembleia da Republica de Portugal, também ele com raízes familiares em Cacia.

Foi um poeta popular a quem Cacia e Angeja [respectivamente nos concelhos de Aveiro e Albergaria-a-Velha] devem homenagem. Há uns meses atrás, ao arrumar e a mexer em coisas antigas no sótão, dei com um livro pertença do meu avô materno Manuel Albino Pereira Félix da autoria de José Venâncio Matos, com o título "Angeja - Rainha do Vouga, Poesias", editado pela papelaria Fernandes e Cª.

O autor descreve, em prefácio, a sua história de vida e publica sonetos e poemas à sua querida região do Vouga, que o viu nascer.

Fonte: Texto de Jaime Vinagre, publicado no N.º 40 do D'Angeja, Mensário Cultural e Informativo (adaptado) (em MarForum)


José Venâncio da Silva Mattos nasceu em Cacia em 29/01/1859. Com 13 anos foi morar para Lisboa, onde exerceu as profissões de padeiro e porteiro. Poeta popular, escreveu 2 livros de poesia, "Cacia, Terra Linda" e "Angeja, Rainha do Vouga". Fundou na década de 20 o Jornal de Cacia.

Outras Fontes: Wikipedia / Cacia.pt / Página do facebook "História de Angeja" (imagens)

Sem comentários: