quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Valorização do Património Cultural do concelho de Albergaria-a-Velha

Biblioteca Municipal

As obras de adaptação do Palacete da Boa Vista a Biblioteca Municipal deverão arrancar até ao final do ano, sendo o prazo de execução de 20 meses.

O projecto, da autoria do arquitecto Eduardo Costa Ferreira, prevê uma área bruta de construção de 1.906,10 m2, sendo que o modelo de estrutura a adoptar será o tipo B.M.2, definido no Programa de Apoio às Bibliotecas Públicas da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas.

Para além de preservar os aspectos de maior valor patrimonial do palacete – onde se incluem as nove telas de Domingos da Costa (1910) que já foram retiradas para restauro em Junho – a Biblioteca vai ter um corpo novo, que vai surgir nas traseiras do actual edifício. Em termos de distribuição de espaço, vão existir duas zonas: uma de serviço interno (essencialmente, a cave e o sótão) e uma outra de serviço público.

A zona de serviço público contempla um átrio, com espaço de cafetaria/bar, a secção de adultos, a secção infantil e uma sala polivalente, também no 1º andar. É de destacar que as secções de adultos e crianças funcionarão em dois pisos diferentes, mas no mesmo volume espacial. No caso da área dos adultos, a zona de “mezzanine” parcial será destinada às tarefas de exigência mais reservada.

Já na área das crianças, o piso superior estará vocacionado para a consulta local, enquanto no piso inferior se desenvolverão as actividades para o público infantil. É de realçar, ainda, a existência de uma sala polivalente no 1º andar, ideal para palestras, apresentações de livros e outras actividades culturais.

Cine-Teatro Alba

O projecto do Arquitecto Rui Rosmaninho prevê a preservação dos elementos mais genuínos, introduzindo pormenores inovadores nas áreas que se vão criar de raiz, fruto das exigências da legislação em vigor.

Para além do auditório principal, o novo Cine-teatro vai possuir outros espaços para a organização de eventos, tais como uma sala polivalente, no rés-do-chão, e uma sala de café-concerto no 1º piso.

Destaque, ainda, para a construção de uma nova caixa de palco, zonas técnicas, camarins, área infantil, cafetaria/bar e serviços administrativos, no 2º piso, com vários gabinetes de trabalho e sala de reuniões.

Depoimento do Arquitecto Rui Rosmaninho

Recentemente tive um desafio extremamente interessante neste campo, que foi o restauro e e reabilitação do “Cine-Teatro Alba” em Albergaria-a-Velha. É um edifício marcante na 'cidade', com muita importância no imaginário da população residente.

O papel do arquitecto nesta intervenção foi, em primeiro lugar, compreender esta actividade psicológica do edifício, fazer uma triagem dos aspectos ou elementos de inegável valor arquitectónico, estético ou construtivo, e fazer uma remodelação profunda de forma a cumprir os requisitos de qualidade construtiva e funcional, características de um equipamento desta natureza nos dias actuais.

Foi meu intuito neste projecto conciliar harmoniosamente duas linguagens arquitectónicas distintas, assumindo um carácter contemporâneo baseado em linhas simples e minimalistas, mas com profundo respeito pelo existente

Centro Cultural de S. João de Loure

O projecto, da autoria do arquitecto Eduardo Costa Ferreira, contempla uma área bruta de construção de 1.613,15 m2, distribuídos por três pisos. No piso térreo, abaixo do piso da entrada, será possível encontrar as zonas de apoio ao palco, com um amplo espaço de arrecadação, dois vestiários, uma sala de orquestra para preparação de músicos (com um pé direito maior, garantindo melhores condições acústicas), uma pequena área administrativa e uma plataforma elevatória para transporte de instrumentos.

Quanto ao piso da cave, serão colocados espaços de utilização pública, tais como um bar, sala de convívio e instalações sanitárias, uma garagem para sete viaturas e a casa de máquinas para o elevador. No exterior deste piso, haverá um logradouro (447 m2) que se constitui como prolongamento da sala de convívio.

Finalmente, no piso do rés-do-chão, teremos 8 salas de música, com medidas diferenciadas e a sala de espectáculos, em forma de anfiteatro, com 195 lugares, plataforma de régie e um espaço de bastidores. Neste piso, onde se encontra a entrada principal/ foyer, haverá também uma área de administração, com uma secretaria, um arquivo, um gabinete de direcção e uma sala de reuniões, e a área dos artistas, com sala de apoio e cinco camarins duplos, com instalações sanitárias privadas.

Fontes: Câmara Municipal (adaptado) / Barbot

Imagens: Portal de albergaria / Skyscrapercity

(textos integrais: 1, 2, 3)

Sem comentários: