quinta-feira, 28 de abril de 2011

Igreja Matriz de Albergaria-a-Velha (I)


Fundada durante a Idade Média, nada resta da primitiva construção da Matriz da vila de Albergaria-a-Velha, já que, nos meados do século XVII, este templo estava em ruínas.

A actual construção arrancou em 1692 e a igreja seria inaugurada três anos mais tarde. Contudo, o templo veio a sofrer um terrível incêndio no ano de 1759, do qual apenas escapou a capela-mor e parte do seu recheio.

O templo é amplo e espaçoso. A frontaria é marcada axialmente pelo conjunto unificado do portal e janela do coro. Delimitado por pilastras com pináculos, o portal apresenta um vão de linhas rectangulares e entablamento ressaltado, com a data gravada de 1692, sobre o qual se desenvolve um janelão de linhas rectas e rematado por frontão triangular.

Um revestimento de azulejos cobre(ia) a fachada da igreja. Lateralmente, ergue-se a torre sineira coberta por cúpula hemisférica.

O interior é amplo e de nave única, reformado na segunda metade do século XVIII, estabelecendo vivo contraste com a capela-mor, esta última dos finais do século anterior.

No espaço da nave estão quatro retábulos de talha rocaille , dourados e policromados, da segunda metade de Setecentos. Os púlpitos são obra do século XVIII, enquanto a pia baptismal é ainda seiscentista. Destaca-se também a sumptuosa sanefa que cobre o arco triunfal, obra de talha dourada rocaille , da segunda metade do século XVIII.

A capela-mor apresenta um cenográfico retábulo de talha dourada dos finais do século XVII, obra do barroco nacional, marcada na tribuna pelo desenvolvido trono eucarístico expondo, em mísulas laterais, duas imagens setecentistas de S. Pedro e S. Paulo.

Fonte: Infopedia

Colaboração: Mário Martins

(Postais da 1ª metade do século XX)

4 comentários:

ppp disse...

Li por alto mas parece-me que não refere as obras da década de '90. O Padre Fausto até esteve cá há poucos dias aquando da cerimónia com os escuteiros.

Penso que terá interesse a seguinte imagem:

http://festa-sra-alegria.blogspot.com/2011/03/cartaz-uhf.html

Blogger disse...

fotos do orgão de albergaria-a-velha

http://www.meloteca.com/foto-orgao-albergaria-a-velha.htm

zéHelmer disse...

Onde se pode contactar o Pe. Fausto?

Obrigado

Blogger disse...

Julgo que poderá contactar o Padre Fauto através da Paróquia da Nossa Senhora da Glória-Sé de Aveiro