quarta-feira, 15 de junho de 2011

Brasão de armas do Cap. José Soares Aranha Brandão

Esta Pedra de Armas corresponde ao brasão atribuído por D. João V, em 12 de Junho de 1736, ao Cap. José Soares Aranha Brandão.

Um dos seus filhos, o Dr. José Soares Aranha de Lacerda Pereira de Albuquerque, casou com D. Ana Marcelina Rosa Magalhães Mourão Soares de Albergaria, de Frossos, onde viveu e armoriou o portão da "Casa dos Aranhas" com este brasão, e aí se manteve até ao início do século XX, altura em que extinta a descendência, esta foi vendida e demolida, sendo a Pedra de Armas então colocada na Fachada principal da Vila Maria, onde ainda hoje se encontra.

Esta casa é actualmente propriedade de D. Maria de Lemos Oliveira Melo.

O original da Carta de Brasão de Armas está na posse do Prof. Doutor Martim Eduardo Côrte-Real de Albuquerque, sobrinho-tetraneto do Dr. José Soares Aranha de Lacerda Pereira de Albuquerque.


Localização:

- Frossos
- Rua Comendador Augusto Martins Pereira, n.° 101
- Fachada principal da Vila Maria

Material:

- Calcário

Época:

- Século XVIII

Descrição Heráldica:

- Escudo francês esquartelado:

1º - Aranha, de azul, uma asna de vermelho perfilada de prata, carregada em chefe com um escudete de prata com uma banda de vermelho, sobrecarregada de três aranhas de negro; encontra-se a asna acompanhada por três flores de liz de ouro;

2º - Brandão, de azul, cinco brandões de ouro, acesos de sua cor;

3º - Henriques, de vermelho, um castelo de ouro, aberto, iluminado e lavrado de azul; mantelado de prata, dois leões de púrpura, armados e lampassados de azul, o da direita volvido;

4º - Soares, de vermelho, uma torre de prata. Elmo aberto e guarnecido de ouro. Paquife dos metais e cores das armas.

Timbre: o dos Aranha, que é uma das flores de liz do escudo. Diferença: uma brita de azul com trifólio de ouro.

Cap. José Soares Aranha Brandão

Capitão-mor dos Privilegiados da Ordem de Malta, Cavaleiro professo na Ordem de Cristo, Fidalgo da Casa Real e 2.° Senhor da "Casa dos Morgados do Alméu", em Macinhata da Seixa, onde existiu uma Pedra de Armas igual que hoje se necontra sobre um portão em Pinheiro da Bemposta.

Fonte: Dr. Delfim Bismarck Ferreira, Jornal de Albergaria (09-01-2002) (adaptado)

1 comentário:

Anónimo disse...

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=267937