quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Exposição "S.C. Alba: 70 anos de História”


A comemoração do 3º aniversário do Arquivo de Albergaria-a-Velha assumiu na Segunda-feira, dia 21, um carácter mais solene com a celebração de quatro protocolos; Fausto Macedo da Silva (jornais, partituras e monografia), Maria Manuela Pinho Ferreira (fotografias e bilhetes postais) e o Sport Club de Alba (jornais antigos e cartões de antigos atletas) cederam, a título de depósito, vários documentos importantes para a compreensão da História e dinâmica do Município.

Já com Duarte de Jesus Machado foi celebrado um protocolo de cooperação, oficializando uma relação de parceria profícua que tem contribuído para o enriquecimento do acervo fotográfico e documental do Arquivo Municipal, um trabalho voluntário que o Vereador responsável pelo AMA, José Licínio Pimenta, classificou de “exempl...o de cidadania”!


Alguns dos documentos cedidos ao Arquivo Municipal, no âmbito dos protocolos assinados, contribuíram para a organização da exposição “S.C. Alba: 70 anos de História”, cuja inauguração decorreu após a cerimónia oficial.

A exposição contou com a presença de várias figuras ligadas à colectividade, nomeadamente António Augusto Martins Pereira, Albérico Madaíl, Presidente do "Alba e Saudade" (que colaborou com recordações da História do Alba e na cedência de fotos para digitalizar), e Carlos Coelho, o actual Presidente da Direcção do S.C.Alba.


Fotografias antigas, troféus, camisolas, merchandising e outros objectos compõem esta mostra que pretende mostrar a dinâmica do Alba ao longo de sete décadas, tornando-se no maior embaixador da terra em muitas ocasiões, especialmente no futebol.

A exposição está aberta à comunidade, no Arquivo Municipal de Albergaria-a-Velha, até ao dia 30 de Dezembro.

Fontes: CMAV (adaptado) / Eng. Duarte Machado (em Grupo do Facebook "Fábricas Metalúrgicas Alba de Augusto Martins Pereira - Albergaria-a-Velha")

Sem comentários: