quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Bruno Moreira distinguido em Concurso Nacional de Composição

Bruno Moreira, músico na Banda da ARMAB, foi distinguido com uma menção honrosa no I Concurso Nacional de Composição da Banda Sinfónica Portuguesa (BSP), tendo a estreia mundial da obra decorrido num concerto da BSP na tarde de 11 de Dezembro, na Casa da Música, no Porto.

A obra “A Vida de uma Fada”, com duração de 13 minutos, é inspirada no livro “A Fada Oriana”, de Sophia de Mello Breyner Andresen. O compositor, natural de Nobrijo, pretendeu criar atmosferas musicais para várias cenas do enredo, apostando na experimentação para aproveitar as potencialidades de cada instrumento para gerar novas sonoridades.

Tirando partido do facto das bandas sinfónicas serem agrupamentos bastante versáteis, Bruno Moreira concebeu uma obra em que os instrumentos são utilizados de forma menos convencional e, como tal, capazes de suscitar assombro no público que, neste concerto, ascendia a mais de 600 espectadores.

Esta foi a primeira vez que o jovem músico de 34 anos recebeu uma distinção pelo seu trabalho de composição, mas mais marcante do que o prémio, foi ouvir a sua obra tocada numa sala tão emblemática como a Casa da Música. “A grande dificuldade de um compositor é ter as suas obras tocadas!”, confessou Bruno Moreira, acrescentando que não é usual a música contemporânea, que é muito experimentalista, ser tocada por bandas.

Não obstante os obstáculos, é este tipo de música que gosta de compor, bebendo inspiração dos compositores americanos David Dzubay e David Maslanka, bastante conhecidos pela sua ousadia em termos musicais.

Fonte: CMAV

Foto: Carlos Lopes (concerto dos Chão Nosso)/ Facebook

Sem comentários: