sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Augusto Martins Pereira, o fundador da Alba (extracto de carta de J. Acúrcio)

Foi em Albergaria-a-Velha que a Alba nasceu (…)

[No início] era uma pequena oficina no centro da Vila (…) foi percorrendo Portugal inteiro, de lés a lés.

Às tantas, para onde fosse que nos virássemos, eram os ferros de engomar, os autoclismos, os pesos das balanças, os fogareiros e os fogões, as prensas de lagar, as roldanas dos poços, as bocas de rega, panelas e tachos à portuguesa e à inglesa – a Alba invadiu Portugal !

Augusto Martins Pereira não era um santo nem um demónio: - era um homem como nós somos, de carne e osso, ria e chorava, zangava-se e barafustava na fábrica (…)

Tinha desabafos que ficaram na história, a começar por um sopapo, por esfrangalhar uma camisa, e acabar por um “crivo enfiado” (...) de quem, logo à primeira mão, não lhe acertasse com a intenção ou não lhe respeitasse o andamento da perfeição.

No que toca do capítulo da benemerência, nele avulta a odisseia do Hospital (…) E a Casa da Criança e as Casas dos Magistrados. E em Sever do Vouga o Lar dos Idosos.

Promoveu igualmente a construção do “Bairro da Misericórdia” cujas casas independentes entre si e respectivos logradouros consegue ainda causar inveja a outras construções mais recentes.

“Albergaria muito lhe ficou devendo, no que foi um dos mais belos, senão o mais belo capítulo da sua crónica multicentenária, traduzindo em surto de progresso tão denso que haverá de constituir motivo de admiração para as gerações vindouras”, lia-se no Jornal de Albergaria na década de 60.

Augusto Martins Pereira pretendeu igualmente construir um Lar para Idosos em Albergaria-a-Velha, tendo adquirido, com dinheiro do seu bolso, a Quinta da Belavista onde presentemente funciona a Escola Secundária.

Fonte: J. Acúrcio em “Jornal de Albergaria” (adaptado) / Maria Conceição Baptista Soares

(Fotos digitalizadas por Eng. Duarte Machado)

Exemplos de produtos Alba

(Fontanário na vila da Nazaré)

(Banco Alba na novela "Anjo Meu" da TVI - 2011)

(Banco Alba na Praça do Toural, Guimarães)

Sem comentários: