quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Projectos do Sr. João Gomes Soares, de Alquerubim (em Revista "A Construção Moderna", 1912/14/15)


É ainda do nosso amigo e hábil construtor civil, residente em Alquerubim, o projecto que hoje publicamos [Casa da Exma. Srª Dª Maria Arménia de Figueiredo Aidos em Beduído, Alquerubim].

É modesta a concessão, mas nas colunas desta revista não tem só lugar as grandes construções. Tem de dar lugar também ás pequenas, para servir de incentivo, de estímulo, enfim, para que se estude e progrida.


Como já aqui temos mostrado, do Sr. João Gomes Soares, tem sido publicados não só projectos de casas, mas também de serralharia e mobiliário. Num meio extremamente pequeno, onde não tem à mão os grandes e belos modelos, o Sr. Soares faz realmente prodígios de inteligência, estuda e produz mais que muitos, nos grandes centros, onde nada lhes falta para produzirem trabalho apreciável. (...)

Fonte: A Construção Moderna - Revista Quinzenal Ilustrada Sob a Direcção de um grupo de Construtores - Colaborada por Distintos Técnicos da Especialidade (projecto Arqpapel)



Arqpapel

O projecto desenvolvido tem por objectivo compreender o grau de expressão da Revista "Construcção Moderna" no universo da produção arquitectónica de 1900 a 1919.

Os quinhentos e quarenta e dois fascículos da revista publicam na primeira página um projecto, que após dezanove anos de publicação, revelam uma singular diversidade autoral, tipológica e geográfica.

Outros trabalhos do Professor João Gomes (natural de Albergaria-a-Velha, mas residente em Alquerubim), em destaque na revista, foram a Casa do Sr. Manuel Tavares Pereira e o projecto do novo cemitério, ambos em Alquerubim, e o Palace Garage Hotel em Albergaria-a-Velha.

Casa de Manuel Tavares Pereira (1915)



Cemitério em Alquerubim (1912)

4 comentários:

rg disse...

Faltará alguma contextualização do projecto Arqpapel e indicação do local do edifício.

http://arqpapel.fa.utl.pt/pt/files/RESUMO-ESTAGIO-SAB.pdf

Delfim disse...

Parabens pelo post. No entanto carece de algumas correcções. João Gomes Soares não era natural de Eirol, mas sim de Albergaria-a-Velha, onde nasceu em 1882.
Entre outros edifícios, foi autor do Palace Garage Hotel, notável edifício arte-deco que a Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha mandou demolir, pretendendo agora fazer um parque de estacionamento no seu local.

Delfim Bismarck

Blogger disse...

Obrigado pela colaboração.

Aquando da publicação no Jornal de Albergaria de foto do Palace-Garage Hotel era referido o seguinte

"O autor do projecto foi o Sr. João Gomes, então professor da Escola Industrial de Águeda. Casou e viveu em Alquerubim e era pai do Sr. António Oliveira (da empresa OMS). Nasceu em Eirol. Teve outros projectos no nosso distrito, incluindo em Aveiro."

Terá sido confusão com outra pessoa ?

(pelo menos não terá sido confusão com o professor João Gomes, que nasceu em São Paulo de Frades - no distrito de Coimbra - mas que só se fixou em Albergaria em 1914)

rg disse...

Aproximando-se o 10º aniversário do falecimento do Dr. Albuquerque Pinho (penso que 30/9) seria agradável que alguma instituição da nossa terra (camara, assemb. municipal, arquivo, ou outro)pudesse realizar uma exposição em sua homenagem e ainda promover a edição de alguns dos trabalhos que deixou por publicar ou mais facilmente uma compilação das efemérides locais com uma pequena biografia do homenageado.