sábado, 30 de junho de 2012

Ivens Dias Branco em Angeja para descerrar placa de Rua Manuel Dias Branco (21-06-2012)


Francisco Ivens Dias Branco nasceu no dia 3 de Agosto de 1934, em Fortaleza (Ceará), filho de Manuel Dias Branco e Maria Vidal de Sá Branco.

Ivens Dias Branco tem uma história de vida empresarial que começa na infância, quando começou a, nas festas juninas,  a venda de “loterias de fogos” e, noutras ocasiões, a venda de cromos de artistas e equipas de futebol daqueles antigos álbuns que faziam sucesso com as crianças da época.


Apaixonado pela leitura, diz que aprendeu praticamente tudo na vida através dos livros, exercício que ainda hoje pratica, ao lado da leitura diária dos jornais, com foco na política e na economia, sem se despregar dos movimentos sociais que suas indústrias sempre apoiam quando procuradas por pessoas dedicadas a esse mister.

É no segmento industrial que o Grupo M.Dias Branco é hoje destaque mundial. Em 2011 eram doze fábricas em sete estados, com cerca de 17 mil funcionários. Ocupava o primeiro lugar em massas e biscoitos da América Latina, sendo o quarto lugar do mundo em massas e o sexto lugar do mundo em biscoitos. São maiores que a Nestlé na América Latina.



Chegando ao ápice de uma carreira repleta de êxito, Ivens Dias Branco informou que estava na hora de passar o comando de suas empresas aos seus herdeiros. Mas, pelo visto, permanecerá atento e activo.

Com Consuelo – esposa, amiga, companheira – Ivens voou para Portugal onde tem, também, raízes – pelo lado paterno. Mas ninguém se engane: mesmo “de longe” ficará atento ao que se passa no Brasil com a família e com as empresas que agigantou ao longo de honrada e admirável existência


Há um empresário luso-brasileiro entre os mais ricos do mundo

O empresário luso-brasileiro Ivens Dias Branco, presidente do Grupo M. Dias Branco, entrou para o ranking dos homens mais ricos do mundo, publicado pela revista norte-americana “Forbes”.

As origens do empresário escaparam, porém, à imprensa portuguesa. Ivens Dias Branco é filho de um emigrante português do distrito de Aveiro e é o primeiro cidadão do Nordeste brasileiro a constar da lista dos mais ricos do mundo.


Ivens Dias Branco, que lidera o mercado brasileiro de massas e bolachas, o que levou a revista “Isto É Dinheiro” a considerá-lo “O Rei do Macarrão”, ocupa a 290ª posição entre os mais ricos no mundo e o nono lugar no Brasil, com uma fortuna avaliada em 3,8 mil milhões de dólares.

Segundo a “Forbes”, está mais bem colocado na lista mundial que grandes empresários brasileiros como Abílio Diniz (Grupo Pão de Açúcar), António Luiz Seabra (Natura) ou os irmãos Moreira Salles, sócios do Banco Itaú.



Origens portuguesas

Ivens Dias Dias Branco regista a particularidade de ser filho do português Manuel Dias Branco (1904-1995), que construiu um império na indústria alimentar, a partir do estado nordestino do Ceará, onde chegou com apenas 18 anos, na primeira metade do século XX, oriundo de Angeja, no concelho de Albergaria-a-Velha e distrito de Aveiro.


A sua importância na economia de Fortaleza foi distinguida recentemente com uma homenagem pública que não está ao alcance de todos: Manuel Dias Branco tem a sua estátua numa praça da cidade que tem o seu nome.


Alguns prémios e homenagens
 
Agraciado com a Medalha do Mérito Industrial/FIEC em 1992.

Recebeu, em Dezembro de 2011, da "Câmara Municipal" de Salvador-Bahia o título de Cidadão Honorário da Cidade.

A Confederação Nacional das Câmaras de Dirigentes Lojistas escolheu Ivens Dias Branco como Personalidade Lojista Nacional de 2011, tendo em conta a invejável posição de liderança latino-americana das indústrias de massas e biscoitos do Grupo M.Dias Branco.

A Revista Época escolheu o industrial luso-brasileiro como um dos cem brasileiros mais influentes de 2011, também por ser o maior fabricante de massas e biscoitos da América Latina.


Fontes: Portugal sem Passaporte / Liga de Amigos da Creche de Angeja (no facebook) / Isto é Dinheiro / Fortaleza em fotos

Mais informações sobre Manuel Dias Branco: Blog de Albergaria

Sem comentários: