sexta-feira, 20 de julho de 2012

Vilarinho de São Roque integra rede "Aldeias de Portugal"


O “Aldeias de Portugal” é uma rede turística nacional que promove o desenvolvimento sustentável de zonas rurais singulares, preservando o seu património cultural, as suas paisagens e os seus costumes.

Reconhecendo as potencialidades e características de Vilarinho de São Roque, a Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha e a ADRITEM apresentaram uma candidatura a esta “certificação”, atendendo a que a aldeia da freguesia de Ribeira de Fráguas apresenta vários atributos que são valorizados neste projecto.

A riqueza de recursos naturais e paisagísticos, a vasta vegetação florestal, a zona de cascatas, com forte potencial para a criação de espaços de lazer, o património arquitectónico (capela, espigueiros, eiras, canastras), a cultura popular e os percursos de BTT são, apenas, algumas das mais-valias do lugar.


Criação de novos alojamentos na aldeia

O primeiro projecto engloba a requalificação da antiga “Casa do Professor” e a sua transformação num alojamento típico de Turismo de Aldeia. A casa, de tipologia T2, encontra-se enquadrada na paisagem e o seu restauro vai respeitar a traça original.

Será o primeiro alojamento na aldeia e serão estabelecidas parcerias com o sector turístico de forma a promover as potencialidades do local a nível nacional e internacional.


 Projecto ATIV.AR

O segundo projecto engloba a criação de um centro de actividades radicais e ambientais. O ATIV.AR irá funcionar na antiga escola primária de Vilarinho de S. Roque e o seu principal objectivo é promover o conhecimento do legado natural, histórico e cultural da aldeia através das práticas turísticas ambientais e radicais.

Para além da oferta de equipamentos para a prática desportiva e actividades de natureza (marcação de percursos pedestres, trilhos de BTT, postos de observação de aves, parede de escalada, entre outros), pretende-se que o ATIV.AR tenha novas funções de educação ambiental e patrimonial, passando a ser um centro de novas experiências, com uma forte ligação à população local e à comunidade escolar.

Fontes: CMAVRádio Terranova  (em Portal de Albergaria)

Fotos: Albergasbtt / Portal de Albergaria / Rancho da Ribeira

1 comentário:

MENDES disse...

GOSTAVA DE SABER MAIS SOBRE ESTE LUGAR, ASSIM COMO DE OUTROS LUGARES TÃO BONITOS DE PORTUGAL.

ACHO QUE ESTES LUGARES SÃO POUCO DIVULGADOS E É PENA,PORQUE PESSOAS COMO EU, QUE AMAM A NATUREZA, GOSTARIAM DE TER O PRIVILÉGIO DE DESCOBRIR ESTES LUGARES MARAVILHOSOS.