sexta-feira, 10 de maio de 2013

Armando de Albuquerque Miranda (1902-1968)


Nasceu em Albergaria-a-Velha em 01 de Setembro de 1902, descendente de famílias ilustres locais. Fez o ensino secundário no Liceu de Aveiro e formou-se em Direito na Universidade de Coimbra, seguindo uma tradição familiar.

Enquanto estudante universitário, aproveitando uma certa tendência musical pertenceu à Tuna Académica como violino e com ela viajou em recitais por todo o país e no estrangeiro, destacando-se uma célebre viagem ao Brasil onde os seus espectáculos causaram enorme sucesso.

Terminado o curso aos 22 anos, chegou a ser Delegado do Ministério público em Vouzela, mas depressa regressou a Albergaria e aqui exerceu a advocacia a par de uma actividade municipal intensa. Foi Presidente da Câmara (entre 13 de Dezembro de 1927 e 31 de Dezembro de 1929 e, posteriormente, entre 02 de Janeiro e 17 de Dezembro de 1946) e Vice-Presidente da Câmara, tendo-se regularizado, durante a sua primeira presidência, a distribuição de energia eléctrica à freguesia de Albergaria. Depois, por largos anos, foi Director dos Serviços Municipalizados de Electricidade, contribuindo de forma empenhada para a electrificação de todo o Concelho.

Deveu-se à sua iniciativa o estudo do brasão do Concelho.

Foi um dos animadores e pertenceu à Sociedade que fez erguer o primeiro Cine-Teatro que houve em Albergaria. Durante muitos anos dirigiu a "Creche Helena Albuquerque", com sede em Angeja.

Foi ainda Director do Grémio da Lavoura de Albergaria-a-Velha (entre 1943 e 1945) e cronista da imprensa local tendo colaborado assiduamente na primeira fase do "Beira Vouga".

Faleceu com 65 anos, em 1968.

Fontes: "Gente Ilustre em Albergaria-a-Velha" de António Homem de Albuquerque Pinho (adaptado) / "Casa e Capela de Santo António" de Delfim Bismarck Ferreira

1 comentário:

Blogger disse...

Filho de Francisco António de Miranda e Maria da Pureza Corrêa Teles de Araújo e Albuquerque

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=2066925