sexta-feira, 13 de junho de 2014

Minas na freguesia de Ribeira de Fráguas e no concelho


Após o levantamento do registo de minas, filões e veios de metais no concelho de Albergaria-a-Velha, detectámos a existência do registo de 18 manifestos. Os metais mais procurados eram a galena, prata, cobre e ferro.

Esta corrida aos registos justifica-se pelo sucesso que as Minas de Telhadela, Palhal e Braçal apresentavam e pela consequente ânsia do enriquecimento fácil e rápido.

Em 75 anos, a declaração (1883-1958) do manifesto de minas totalizou 141 registos nos livros da Câmara Municipal. Contudo, nem todo o subsolo do concelho é rico em minérios, as freguesias nortenhas tinham os maiores filões. Ribeira de Fráguas, neste período, registou 28 minas; a Branca 59 registos seguindo-se Valmaior com 51; por fim a freguesia de Angeja registou 3 manifestos e a sede de concelho 1.


Não fugindo muito a este tema, a indústria mineira na região, estamos a falar dos municípios de Albergaria-a-Velha e Sever do Vouga.

Não seria de descurar, um projecto inter-municipal na criação de um circuito turístico referente à referida, mas extinta indústria mineira. Do Braçal, passando pelo Coval da Mó, parando em Telhadela, há muito para explorar no sentido do turismo industrial.


A riqueza do subsolo era evidente. Dos minérios mais procurados, para além do chumbo de galena e cobre, com o decorrer do tempo surgem outros tais como prata, ouro, magnésio, zinco e ferro. Há também registo de duas jazidas de caulino, uma no lugar da Cova da Raposa, em Angeja, e outra em Telhadela (não especificando o lugar). O metal dourado esteve na miragem dos descobridores de filões. Há registo de dois filões de ouro, um no Vale do Perrão, em Vila Nova de Fusos, e outro no sítio da Turbina, junto ao rio Fílveda, em Vilarinho.

Quanto à qualificação dos pesquisadores destes metais, ela é muito duvidosa. Da investigação, podemos afirmar que qualquer pessoa que detectasse metais ou vestígios deles, imediatamente se dirigia à Câmara Municipal para aí registar a descoberta. Normalmente, eram os proprietários que o faziam. Contudo, a presença de estrangeiros especializados, nomeadamente espanhóis, alemães e belgas nas propriedades das Minas do Braçal, Telhadela e Palhal foi numerosa.

Fonte: "Ribeira de Fráguas - a sua História" de Dra. Nélia Oliveira e Nuno Jesus

Fotos: Panoramio (BTT Albergaria e Marathonas) e Luigi Chiappino

Sem comentários: