quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Novo Fundo documental do Arquivo Municipal



O Arquivo Municipal de Albergaria-a-Velha comemorou o seu sexto aniversário no dia 21 de novembro, tendo aproveitado a ocasião para celebrar mais nove protocolos de doação, cedência ou de depósito com munícipes e entidades locais.

Escassez de espaço e futura Casa da Memória

Para Delfim Bismarck, Vice-Presidente da Câmara Municipal e vereador responsável pela área, “se a Cultura é um bem essencial, a preservação da memória é igualmente muito importante. Não obstante a pouca visibilidade pública que os arquivos têm, o trabalho aqui realizado é de extrema importância para a preservação da memória coletiva de uma comunidade.

Graças às inúmeras e importantes doações e depósitos que fomos tendo, o arquivo municipal, apesar de jovem, está hoje quase no limite das suas capacidades, sendo urgente começar a pensar num novo arquivo, com dimensões suficientes para uma verdadeira Casa da Memória.

A nova documentação cedida no âmbito dos protocolos assinados vem enriquecer ainda mais o Arquivo Municipal. Aos doadores, o nosso agradecimento.”


Protocolos

No dia de aniversário, foram assinados 9 protocolos com os seguintes munícipes/ entidades:


- Duarte de Jesus Machado - uma edição do "Jornal de Albergaria" (doação);

- António José Marques Moreira Vinhas - 29 fotografias e 7 postais antigos (cedência de direitos de uso de imagem);

- Junta de Freguesia de Angeja - 303 exemplares do jornal "O Século" (doação);

- José António Valente Ferreira - 98 exemplares da revista "Ilustração Portugueza" (depósito a 5 anos);

- Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha - 84 exemplares do Jornal de Albergaria (depósito);

- Mário Jorge de Lemos Pinto - duas edições do jornal "Gazeta de Albergaria" (doação);

- Jorge Manuel Lemos Silva - 5 fotografias do Castelo e Palacete da Boa Vista e uma fotografia da Igreja Matriz de Albergaria-a-Velha (doação);

- Clube de Albergaria - 113 exemplares do jornal "Beira Vouga" (depósito a 30 anos);

- Correio de Albergaria - 40 exemplares do jornal "Correio de Albergaria" (doação)


Balanço

Assinados os protocolos, Sandra Figueiredo, técnica responsável pelo Arquivo Municipal, fez um balanço do trabalho desenvolvido ao longo do último ano. Para além da média de 4250 registos informáticos mensais de documentação, foi feita a limpeza preliminar e a contagem de 140 000 chapas e películas (de um total de 204 000 imagens) do espólio da Foto Gomes, bem como a recolha de 100 000 documentos da Antiga Fábrica Alba, que irão ser inventariados.

Em termos de arquivo fotográfico, foram digitalizadas 3000 fotografias em papel e a Biblioteca do Fundo Local foi disponibilizada online. Quanto à formação dos mais novos, o Arquivo Municipal realizou atividades para cerca de 480 crianças e jovens. (...)

Arquivo digital

O link para a biblioteca online do fundo local do Arquivo Municipal de Albergaria é o seguinte: http://gibopac.cm-albergaria.pt/opac.

Relativamente ao arquivo fotográfico foram digitalizadas cerca de 3000 fotografias em papel e estão disponíveis para consulta no Arquivo Municipal. Em breve estarão disponíveis online no site do Arquivo que está a ser preparado.

Contacto

Qualquer assunto relacionado com o arquivo municipal poderá ser enviado para email arquivo.municipal@cm-albergaria.pt ou por telefone 234529300.


Fontes: CMAAV / Novos Arruamentos / Diário de Aveiro

Fábricas Metalúrgicas Alba

O Arquivo Municipal de Albergaria-a-Velha e a empresa Durit celebraram em Março de 2014  um Protocolo de Doação da documentação pertencente à extinta Fábrica Metalúrgica Alba. O objetivo de ambas as entidades é salvaguardar e difundir o património industrial de elevado interesse e importância para a História Local do Concelho.


Fonte: Facebook / Novos Arruamentos 

Sem comentários: