terça-feira, 10 de março de 2015

Germano Silva - um desportista eclético (1938-2013)


Germano Silva praticou basquetebol e voleibol a nível de competição. Mas foi na colombofilia e no futebol que mais se notabilizou.

Nascido em Albergaria-a-Velha em 6 de Março de 1938, começou a jogar futebol aos 16 anos no Desportivo de Valemaior, passando depois pelo Alba, numa época de decadência deste clube.

Foi para Moçambique aos 18 anos, e aí jogou no Ferroviário da Beira, 1º de Maio de Lourenço Marques, Benfica de Nampula, chegando a integrar as selecções da Beira e de Nampula.


Como profissional de futebol jogou duas épocas em equipas da Africa do Sul. Era um avançado rápido, bom marcador de golos. Em 1963 regressou a Portugal e passou a integrar a equipa do Alba, onde jogou por três épocas. Voltou a Africa, mas em 1966 regressou definitivamente a Albergaria.

Passou novamente pelo Alba, vindo posteriormente a alinhar pelo Valonguense, pelo Estarreja e em fim de carreira, em 1974, "arrumou as botas" ao serviço do Alba.

Subida à 3ª divisão nacional com o Valonguense em 1987-1988
 Treinador

Começou com os juniores do Alba, passando depois pelo Macinhatense, onde permaneceu cinco anos, levando a equipa da 3ª à 1ª distrital e sagrando-se campeão na 3ª e na 2ª.

Treinou os seniores do Alba na 2ª nacional. O Valecambrense na 3ª nacional. Novamente o Macinhatense, depois o Fermentelos, o Valonguense (onde foi campeão da 1ª distrital), o LAAC, de Aguada, que levou à divisão de honra.

Posteriormente treinou o Alba por duas épocas, onde teve de vencer inúmeras dificuldades, decorrentes das crises directivas, para manter a equipa na 3ª divisão nacional.


Columbofilia

Um decano da columbofilia nacional e 1º leiloeiro em Portugal.

Campeão do Clube de Fundo de Aveiro em 1980; campeão do Clube de Fundo da Beira Litoral em 1982; várias vezes campeão absoluto em Albergaria-a-Velha, em Sangalhos, Valmaior e Oliveira de Azeméis - estas são algumas das boas marcas que conseguiu. com os seus pombos.

Em 1973, um pombo seu foi campeão olímpico em Bruxelas, representando Portugal, na classe sport de meio fundo.

Em 2009 foi Vice-Campeão de Velocidade e Geral na Sociedade Columbofila de Vale Maior, apesar dos seus mais de 70 anos.

Fontes: Jornal de Albergaria (adaptado) / Blog "Campeões de Águeda" /  Loftgest

Sem comentários: