terça-feira, 10 de maio de 2016

CEDIARA – Associação Centro de Dia de Ribeira de Fráguas


Nasceu no papel em 1995, com a aprovação dos estatutos, mas foi apenas 11 anos depois que a CEDIARA – Associação Centro de Dia de Ribeira de Fráguas iniciou atividade, com a abertura de um Centro de Convívio em instalações provisórias cedidas no Centro Pastoral de Santa Ana.

Dois anos volvidos, em outubro de 2008, a instituição mudou-se para instalações próprias onde à resposta inicial de Centro de Convívio se juntaram todas as outras, à exceção da Saúde Mental para a qual só estabeleceu acordo de cooperação em 2014.


Com direção técnica de Susana Henriques, a instituição oferece resposta de Creche, de Centro de Dia, de Centro de Convívio, de SAD e de Saúde Mental, para além de promover campos de férias, nas férias escolares, para as crianças em idade escolar da freguesia de Ribeira de Fráguas.

A CEDIARA obteve o Prémio Instituição de Referência na Promoção do Envelhecimento Ativo, em 2012, e foi eleita melhor instituição de 2013, através dos Prémios Acção Social Socialgest que visam premiar organizações e pessoas que se destacam no sector social e desenvolvimento comunitário.

A associação presidida por Albino Silva, antigo docente da Escola Secundária de Albergaria-a-Velha, realiza um trabalho inovador junto dos idosos que acolhe, sempre com o enfoque no envelhecimento ativo e na intergeracionalidade


Jogos e materiais de reabilitação geriátrica

Para melhor alcançar os objetivos traçados, a equipa técnica da Cediara deu asas à imaginação e, perante a falta de instrumentos que facilitassem a sua prossecução, deitaram mãos à obra e criaram-nos de raiz. É assim que nascem os jogos e materiais de reabilitação geriátrica, como as Roletas da Memória ou os Bingos Seniores.

Começaram por fazer umas roletas, inicialmente em cartolina, mas aperceberam-se que eram um pouco viciantes e sedentárias, na medida em que não davam para mudar os números nem as equações, e pensaram avançar para umas que fossem mais dinâmicas. Foram assim criadas as Roletas da Memória, que também estão a ser comercializadas através da empresa Replicar Social.


Actividades de Interação social

A Cediara é responsável por dinamizar muitos convívios interinstitucionais ao longo do ano. Começa em abril ou maio com as Olimpíadas Seniores, em que utentes de outras instituições são desafiados a disputar de uma forma saudável os jogos a concurso.

No princípio de junho é realizado o concurso Miss & Mister Sénior, um exercício de muita criatividade, com várias categorias a concurso como Simpatia, Atitude, Boa Forma e as 1ª e 2ª damas de honor. O júri é sempre composto por elementos das entidades parceiras, um elemento da estética, outro da moda e uma figura pública, normalmente um cantor.


No concurso "O Meu Ídolo" o objetivo é que cada instituição represente um ídolo, e na Festa do Mundo cada instituição representa um país e no final há sempre um lanche partilhado em que cada instituição traz um produto do país que está a representar.

E no final do ano é promovido a Arca de Noé, no qual se efetua uma representação real da Bíblia.


Missão Sorriso

A CEDIARA foi premiada pela Missão Sorriso no âmbito do Projeto “Pequenos Corações, Grandes Movimentos”, que previa a criação de um espaço infantil, no qual as crianças mais isoladas da freguesia, com idades entre 1 e 5 anos, possam conviver com os seus pares, desenvolvendo as suas competências pessoais e sociais, para que possam atingir bons níveis de desempenho.



Projecto "Idade XXL"

Os projectos não se restringem aos meninos de creche, que têm atividades semanais fixas, mas também com outras entidades escolares, como o Colégio de Albergaria, no qual se destacam as seguintes iniciativa: o «Gerações com Vida», em que cada idoso tem um aluno do 6º Ano com o qual se corresponde por carta; o «Young Volun Team», em parceira com o Colégio e a CGD, e que é um projeto de voluntariado com jovens do 11º ano, em que é sinalizado o sonhos dos  utentes e depois os jovens equacionam a forma de os realizar; e ainda o «Senhores Sabedoria», que já vem de 2007, em que os utentes vão às escolas dar aulas de história e de cidadania, muitas vezes contadas na primeira pessoa.

O Projeto “Idade XXL”, que se baseia em três subprojectos: “Gerações com Vida”, “Concretização de Sonhos” e “Senhores Sabedoria”, foi premiado com o segundo lugar no Prémio AGIR da REN.

O cantor Nel Monteiro colabora activamente com a instituição

Outros projectos

A CEDIARA está constantemente a avançar com novos projectos, nomeadamente com um projeto da Wiiterapi, com a Nintendo, que concedeu à associação o papel de instituição-piloto no País para desenvolverem esta terapia. E apresentaram igualmente uma candidatura ao REN no âmbito do Prémio de Envelhecimento Ativo. E ainda tem  um outro projeto-piloto  no âmbito da Neuróbica”.

Fontes/Mais informações: Pedro Vasco Oliveira ( em solidariedade.pt )  / Correio de Albergaria (1)(2) / Jornal Beira Vouga

Galta Interattiva

 

Sem comentários: