quinta-feira, 20 de abril de 2017

Probranca - Associação Para o Desenvolvimento Sócio-Cultural da Branca


A Probranca foi constituída em 21 de Fevereiro de 1987 com a missão principal de servir as pessoas da Branca e de apoiar a Autarquia Local, nos projectos estratégicos de desenvolvimento da Freguesia, e as Associações, já constituídas, na concretização das suas principais aspirações.

Tirar a Branca do marasmo foi o propósito da Probranca, que fez convergir para o interesse da comunidade todas as forças vivas: autarquia, paróquia, associações culturais, personalidades e empresas. Como era urgente começar, decidiu-se arrancar mesmo sem sede e em condições precárias de funcionamento no edifício-sede da Junta de Freguesia.


Foram posteriormente construídas instalações próprias, em terreno também cedido pela autarquia local e com projeto elaborado pela Câmara Municipal. Esta obra esteve parada durante muitos meses por falta do prometido e atempado apoio da Câmara Municipal e só foi possível concluí-la com um novo projecto, que contemplou a ampliação e adequação das novas instalações às suas múltiplas actividades entretanto implementadas, financiado com recurso a fundos comunitários, ao abrigo do qual se edificou o Centro Comunitário.

Para fazer face ao crescimento e expansão futuros, foi necessário adquirir os terrenos confinantes a sul do Centro Comunitário, nele tendo sido investidos meios financeiros de montante assinalável, obtidos por recurso a financiamentos bancários.


A instituição, que deu os primeiros passos com três ou quatro idosos numa sala emprestada pela Junta de Freguesia, é hoje um “centro” de prestação de serviços a todas as gerações. Acolhe diariamente cerca de 150 crianças e cerca de 100 idosos, contando para isso com mais de meia centena de colaboradores.

A Probranca possui respostas sociais dirigidas às faixas etárias da infância - Creche, Jardim de Infância e CATL, até à terceira idade - Centro de Dia e Centro de Convívio, Serviço de Apoio Domiciliário e Serviço de Apoio Domiciliário Integrado. Possui a resposta social de Atendimento/Acompanhamento Social para a comunidade em geral. Também tem ao dispor da comunidade a Loja Social “De Mão para Mão”.

Fontes/Mais informações: Videos institucionais (1)(2) / Página oficial

Sem comentários: