sábado, 20 de janeiro de 2018

Habitação social em Albergaria-a-Velha

Bairro das Lameirinhas
A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha concluiu em 2015 a requalificação de vários fogos de habitação social, no Bairro das Lameirinhas, no Bairro Napoleão e num prédio no lugar dos Açores. Ao todo, foram cinco habitações intervencionadas para realojamento de famílias carenciadas.

A autarquia albergariense era proprietária de 70 fogos de habitação social, todos na freguesia de Albergaria-a-Velha e Valmaior, e mais cinco em Alquerubim, no complexo de Quinta D’Alque, que estão atribuídos em regime de renda apoiada.

No Bairro das Lameirinhas, o maior conjunto de habitação social do concelho de Albergaria-a-Velha, situado no centro da Cidade, um apartamento no rés do chão, T3, foi requalificado e passou a dispor de uma rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida e uma casa de banho com as mesmas condições. Um outro apartamento de tipologia T3 foi alvo de reparações, que consistiram em pinturas gerais, substituição de pisos, substituição de circuitos eléctricos e equipamentos de casa de banho e cozinha. A Câmara Municipal é proprietária de 32 fogos no Bairro das Lameirinhas, que é constituído por 88 de tipologias T1 a T4 duplex.

Bairro Napoleão (Alto da Assilhó)
O Bairro Napoleão, junto à Irmandade da Misericórdia de Albergaria-a-Velha, é dos mais antigos do concelho, tendo sido construído para suprir a demolição de um grupo de casas que deram lugar à escola industrial, depois ciclo preparatório. São 12 casas, de dois andares, de tipologia T3, e quatro de rés do chão. A autarquia procedeu a uma intervenção em dois dos fogos que se encontravam devolutos, que consistiu em pinturas, reparação de caixilharia e soalhos, substituição de circuito eléctrico, equipamento sanitário e cozinha.

O Bairro das Lameirinhas é um conjunto habitacional construído pelo antigo Fundo de Fomento de Habitação, que passou para o município Albergariense em 2003. Os restantes fogos de habitação social da Câmara Municipal, na Rua Eugénio Ribeiro, na Rua das Flores, no lugar dos Açores e o Bairro Napoleão são os fogos do designado “Legado Napoleão”. Trata-se de Napoleão Luiz Ferreira Leão, um benemérito albergariense a viver em Moçambique, que doou à autarquia, em 1922, um fundo para construção de casas de Habitação Social.

Fonte: Região de Águeda (adaptado); Imagens: Google maps


3 comentários:

victor sousa disse...

é só por ser um dos últimos posts, que deixo aqui um comentário não relacionado. Mesmo para quem não é de Albergaria, tem um conteúdo diverso e conhecedor, que encanta. Gostei muito.
Mas o meu objectivo é deixar aqui uma interrogação, sobre o futebol de Albergaria. Fala-se aqui de vários clubes, com que me deparei quando li números antigos do "Jornal de Albergaria", mas nem uma linha sobre o CD da Branca, que jogou os distritais em 1948. Se souberem algo, fica aqui a sugestão.

Victor Sousa

BDA disse...

Obrigado pelo comentário.

Quanto ao CD da Branca já existe uma etiqueta no nosso blog de desporto ( http://alba-e-cia.blogspot.pt/search/label/Clube%20Desportivo%20da%20Branca ) mas ainda só é uma breve referência. Esperemos obter mais informações, pelo que todos os contributos são sempre bem-vindos.

Blogger disse...

Sr. Alírio tinha um post sobre História do Futebol na freguesia da Branca

https://www.facebook.com/alirio.silva.94/posts/1500600356720800