quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Fernando Marques Vidal, ilusionista


Fernando Marques Vidal é um ilusionista natural de Albergaria-a-Velha, que desde 1980 teve uma participação activa nos corpos directivos da API (Associação Portuguesa de Ilusionismo).

Estudou no Colégio Vera Cruz – Alvaiázere e no ISEL - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, mas desde cedo apostou na sua actividade de ilusionista, actuando sobretudo em festas e outros eventos, tendo sido igualmente integrante do Grupo do Teatro Mágico da API e mentor da associação Cartola Mágica.

Marques Vidal dedicou-se durante muitos anos à organização de grandes eventos mágicos em Portugal, dos quais se destacam os Congressos do Estorilmágico de 1995, 1996 e 1997.


Foi Presidente da API durante 10 anos, tendo sido nessa qualidade um dos principais responsáveis pela organização dos Festivais de Magia de Oeiras 2001, 2002 e 2003, bem como do Festival Internacional de Magia de Albufeira 2007 e do Campeonato Mundial de Magia em 2000 no CCB com a presença de 2100 mágicos de todo o Mundo.

Acumulou igualmente a qualidade de Presidente da FISM – Federação Internacional das Sociedades Mágicas (cargo que ocupou durante os 3 anos de preparação do Campeonato Mundial).

Participou, ainda, na organização da maior parte dos Festivais de Magia da Amadora e de alguns Festivais de Magia da Figueira da Foz (entre 1988 e 1993). E colaborou na organização de Convenções no Teatro S. Luiz, no Teatro da Trindade, no Teatro D. João V da Amadora, no Casino da Figueira da Foz, a par de outras iniciativas.

Foi co-tradutor dos livros de magia "Truques de cartas" de Rita Danyliuk e "O livro dos truques de magia" de Peter Eldin.

É pai da apresentadora de rádio Mariana Marques Vidal (que nasceu no Porto e colaborou na Rádio Renascença, Rádio Clube Português, M80, Rádio Star e Rádio Sim) e da ilusionista Francisca Marques Vidal, que seguiu as suas pisadas.

Mariana Marques Vidal na Rádio Sim (Grupo Renascença)

Francisca Marques Vidal no programa "Sociedade Civil" (RTP2)

Fontes: Portal de Artistas / Cartola Mágica / Sociedade Civil (minuto 17) / António Cardinal

Sem comentários: