quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Albérico Martins Pereira (1912-1993)


Nasceu em 4 de Dezembro de 1912 na Rua do Negrão, freguesia de São Pedro, em Ponta Delgada, Açores, durante a vivência de seus pais naquele arquipélago. Passa a infância em Ponta Delgada, até que no início de 1921 se instala com seus pais em Albergaria-a-Velha, onde passam a residir, aí se instalando com a Fundição Lisbonense.

Depois de uma vida de "bon vivant" e de ter estudado na École Superieur de Fonderie, em Paris, de 1936 a 1938, sem concluir qualquer grau académico, Albérico Martins Pereira regressa a Albergaria-a-Velha para começar a colaborar mais na empresa.

A Alba está em franca expansão e os irmãos Américo e Albérico deslocam-se a Londres logo após o final da Guerra (1945) para adquirirem sucata, onde são entrevistados por Fernando Pessa. No ano seguinte, a 15 de Dezembro de 1946, torna-se director do jornal Beira Vouga, propriedade de seu pai, onde se manteria até 13 de Agosto de 1953.


Em Dezembro de 1947, a imprensa local noticia que Albérico Martins Pereira havia seguido, em viagem comercial, para Espanha, França, Suíça e Itália, o que acontecia com alguma frequência.
No entanto, após a morte de seu irmão (Setembro de 1949), Albérico passa de facto a ser o braço direito de seu pai, não apenas desdobrando-se em contactos com os poderes oficiais, mas também em tudo o que diz respeito com a indústria. Foi assim durante toda a década de 50. [Foi igualmente responsável pela gestão dos escritórios em Lisboa, na Rua dos Correeiros].

Casou em 1960, em Nossa Senhora de Fátima, Lisboa, com D. Maria Helena Velhinho, natural de Lagos. Ao longo dos anos, teve ainda tempo para desempenhar diversos cargos, sempre em defesa dos interesses do concelho de Albergaria-a-Velha. Foi vice-presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, presidente da Assembleia Geral da Associação dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha, presidente da Casa da Comarca de Albergaria-a-Velha e Sever do Vouga, em Lisboa, entre outros.

(…) Faleceu em 1 de Novembro de 1993 em Lisboa, deixando dois filhos: Alexandra e Augusto.

Fonte: "Alba-Uma Marca Portuguesa no Mundo" de Delfim Bismarck Ferreira e Pedro Martins Pereira 

Sem comentários: