terça-feira, 20 de outubro de 2020

Café Girassol (1973-1989)

O Café Girassol (1973-1989) foi inaugurado em Julho de 1973, por Alder Lopes, sendo construído onde funcionou durante largos anos o mercado municipal. 

Os irmãos Fernando e Aníbal Bastos "adquiriram" o Café Girassol a Alder Lopes em Outubro de 1975. "Era, de facto, o principal ponto de encontro das pessoas de Albergaria. De todas as idades e de todas as classes sociais, sem distinções e com os dióspiros a caírem, de vez em quando, em cima dos mais distraídos". 

Em 1989 foi encerrado (curiosamente no dia das mentiras, mas infelizmente era verdade). Jacinto Martins publicou na altura um artigo no JN em que referia que "no seu lugar, ou mais exactamente a uns 50 metros, vai surgir um outro estabelecimento do género mais moderno e requintado", contudo tal decisão não foi a mais feliz.

Falar do Girassol é falar da história da Cidade de Albergaria-a-Velha (extracto de artigo do Dr. Delfim Bismarck no Jornal de Albergaria)

Se o Bristol é o café mais antigo de Albergaria-a-Velha, remontando a sua actividade ao final do Séc. XIX, seguido pelo Bijou, que de padaria evoluiu para café e mini-mercado, e mais recentemente “atravessou” a Rua do Hospital, pelo Napoleão, entre outros, o Girassol foi, sem dúvida, o principal café albergariense das décadas de 70 e 80 do Século XX. (…) 

A sua centralidade, a sua arquitectura (redonda e quase “transparente”), bem como a sua esplanada espaçosa voltada para o centro cívico, favoreciam bastante a função que desempenhava. Era um local de encontro inter-geracional e transversal à sociedade albergariense. 

Ali se encontravam todo o género de pessoas e servia de fórum de discussão das mais diversas temáticas da vida local e nacional. (…) Era o ponto de encontro de tertúlias, um local onde se iniciavam namoros, se discuta de tudo um pouco. Os jovens casais da época podiam ali levar os seus filhos, estar pela esplanada enquanto estes brincavam no parque infantil. 

Post de Eng. Duarte Machado no grupo "Café Girassol-Lembranças de várias vidas" (adaptado)

 "O Girassol foi inaugurado em Julho de 1973. Gerou uma revolução de costumes em Albergaria. Até aí poucas senhoras iam com assiduidade ao café. Com a sua abertura isso passou a ser uma banalidade. 

O Sr. Alder introduziu uma revolução comercial ao vender um livro de senhas para pagar o café. 

No exterior no parque infantil (grande novidade) brincou a geração que hoje tem 45 a 50 anos. 

Que delícia os diálogos entre o Sr. Alder e o Carlinhos Vidal. As grandes figuras que o frequentavam à noite, como Silvano e Flintro. 

Na esplanada os dióspiros que quando caiam sujavam um indivíduo todo". 

Como surgiu o Café Girassol em 1973 ? (extrato de entrevista a Alder de Lemos Lopes, fundador do Café Girassol - que esteve para se chamar CORETO) 

Há dois anos estive cá de visita. E fiquei triste com o café da vila (…) E então lá longe (…) comecei a sonhar com um café. E comecei a dar voltas às casas de Albergaria. Mas, realmente, só o estabelecimento de relojoaria, ouro e electrodomésticos de Miguel Henriques me agradava em cheio. 

Como não vi casa que me servisse, lembrei-me de sugerir à Câmara Municipal que me fizesse uma concessão por tantos anos (…) E, enfim, está a construir-se o prédio (…) em redondo, como um cortiço. Ou como um CORETO ... 

(Do jornal "Arauto de Osseloa" de 1973)

Fotos partilhadas por Sandra Bastos, Marisa Bastos e Maria Manuel Vidal no grupo "Café Girassol-Lembranças de outras vidas" 


 

Sem comentários: