quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Francisco Corte-Real Pereira (1914-1970)


Francisco Augusto de Quadros Vidal Corte-Real Pereira nasceu em 17 de Novembro de 1914 na Branca, Albergaria-a-Velha, tendo-se destacado como piloto de automóveis quer em Portugal, quer mais tarde em Angola, onde se radicou.

Piloto e mecânico de bom nível, foi um dos co-criadores do Carro Alba conjuntamente com António Augusto Martins Pereira.

 

O carro com matrícula OT-10-54 que foi desenvolvido ao longo de 1952, pintado em amarelo claro; o TN-10-82, que surgiu em 1953, também pintado em amarelo claro; e, finalmente, o último Alba – exclusivamente desenvolvido por Francisco Corte Real Pereira – com a matrícula LA-11-18 e que foi construído em 1955, com uma carroçaria vermelha.



Vencedor em 1951 e 52 da classe 1.100 c.c., no Circuito da Boavista, ajudou a desenvolver o Alba e a torná-lo num carro ganhador. 

Com três automóveis produzidos, a Alba tinha então uma estratégia clara de abordagem às provas nacionais: Corte Real tinha a seu cargo os circuitos e Martins Pereira dedicava-se às provas de regularidade.


Francisco Corte Real Pereira foi igualmente um dos impulsionadores, conjuntamente com Emílio Marta, de um outro automóvel de produção nacional, o Marta Real

Corte Real Pereira ao volante do Alba na Taça da Cidade do Porto de 1954 (Imagem disponibilizada por Cougar/Bélgica a Francisco Lemos Ferreira)


Vencedor do I Grupo (até 750 cc) no VIII Circuito de Vila Real em 1949 (14º na classificação geral)


Vencedor da I Taça Cidade do Porto, tripulando um dos nossos ALBA (1953)


2º lugar no circuito automóvel das Festas do Mar em Angola (1969)


Em 1970, Corte Real Pereira esteve, pela última vez, nas “6 Horas de Nova Lisboa”. Oito dias depois, em 15 de Agosto de 1970, viria a falecer em, vítima de acidente, em Sá da Bandeira (Huíla) quando tripulava o seu Lótus nas “3 Horas da Huila”.

No ano seguinte, foi instituída em sua homenagem a Taça Corte Real Pereira, troféu a ser disputado na prova de iniciados de Nova Lisboa. Em 1974 foram realizadas duas provas denominadas Taça Corte-Real Pereira: uma em Nova Lisboa, para iniciados, realizada a 27 de Julho; outra a 3 de Agosto, em Benguela, para a fórmula TC-A.

Segundo Armando Lacerda, "A sua criação teve em mente não só homenagear a memória deste piloto como, também, servir de exemplo aqueles que se iniciavam na modalidade como um exemplo de espírito desportivo de um grande Senhor."

Fontes: Armando de Lacerda / Ancestry.com / Carlos Corte-Real / Portal dos Clássicos / Francisco Lemos Ferreira / Museu do Caramulo

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