quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

"Alba - Uma Marca Portuguesa de Automóveis" de José Barros Rodrigues (2010)

Em Portugal, nos anos de 1950, surgiu um fenómeno de criação de inúmeras marcas nacionais dedicadas à competição. Se o número já é surpreendente, o que se poderá dizer da sua qualidade de construção, que lhe permitia enfrentar com dignidade o que de melhor se fazia então na Europa, sobretudo em Itália e França – que eram os países onde se produziam os melhores “specials” de pequena cilindrada do pós-guerra.

A ALBA nesse conjunto de marcas portuguesas de competição, foi uma das mais importantes. António Augusto Martins Pereira [neto do fundador das fábricas metalúrgicas ALBA de Albergaria-a-Velha], o líder da equipa, e o seu amigo, Francisco Corte Real Pereira, contribuíram com a sua dedicação e o seu entusiasmo para o êxito deste projecto, e os resultados são, nesse domínio, indesmentíveis e conclusivos: as dez vitorias e o facto de mais de metade dos seus resultados serem lugares de pódio mostra a qualidade da construção e o cuidado na preparação de automóveis ALBA.

Apresentação (ACP)

O ACP Clássicos e José Barros Rodrigues, têm o prazer de o convidar para a Apresentação e Sessão de Autógrafos do Livro "ALBA – Uma Marca Portuguesa de Automóveis" que decorrerá nas instalações do ACP nas seguintes datas:

ACP Porto no dia 11 de Fevereiro pelas 18H00
ACP Sede no dia 23 de Fevereiro pelas 18H00

Apresentação (Livraria Ascari)

O livro será também lançado na Livraria Ascari, dia 13 de Março, pelas 11 horas, no âmbito dos pequenos almoços temáticos Ascari, que ocorrem uma vez por mês na livraria Ascari (Rua da Constituição, 267 4200-198 Porto).

O programa contará com:

· serviço de pequeno almoço - café e bolinhos - oferecido pela ASCARI;
· presença de Jose Barros Rodrigues para autografos nos livros;
· passagem de filme sobre o livro e sobre outras marcas portuguesas que fizeram historia no Autmobilismo Português, bem como fotos que marcaram o período deste icon do automobilismo português
· presença de pilotos sonantes do automobilismo português.

Além destes pontos já agendados, esperamos contar com uma pequena surpresa para os nossos leitores ...

Não é necessário confirmar, basta aparecer

Fontes: Portal dos Clássicos / Clássicos mania

2 comentários:

Anónimo disse...

http://manueldinis.blogs.sapo.pt/tag/alba

Anónimo disse...

Fico muito feliz por ter existido uma marca de referencia automovel em portugal. Lamento é que o país não tenha sabido manter esta mais valia. Infelizmente já é costume por estas paragens. Sendo eu ainda um jovem dou conta do seguinte, no passado produziamos muito mais e não tinhamos subsidios da Europa. Fico por aqui. Parabéns à marca ELBA.