
Condições excepcionais de funcionamento
Com uma lotação total de cerca de 600 cómodos lugares; é dotado de aparelhagem dupla de cinema “Gaumont Kalle 21” alta fidelidade em som, equipada com lanternas de projecção de grande intensidade e projectores para o palco; possuindo uma instalação de alto-falantes, numa rede completa, com sinal de chamada eléctrica para todo o edifício; enriquecido com todos os pavimentos e lambrins revestidos de mármore, um magnífico bar, sala de recepção luxuosíssima, esplêndidos vestiários, escaparates de exposição, etc., o Cine-Teatro Alba é uma casa de espectáculos sem rival na província e competindo, mesmo, com as melhores da capital.
Família Martins Pereira
Devemos mais esta obra à família Martins Pereira, cujo chefe, o Senhor Comendador Augusto Martins Pereira, homem que vive pelo coração e pelo cérebro, com largo saber de experiência feito, tanto tem trabalhado, produzido para tornar Albergaria-a-Velha maior e melhor, evidenciando, e dedicando-lhe, as mais vastas faculdades de realização.
Estão patentes todas as suas organizações, todavia, o Cine-Teatro é para nós, sob o aspecto cultural, a melhor, a mais bela. (...)
É com gente desta iniciativa, deste dinamismo, desta abnegação, deste amor à sua terra – adoptada como sua, para a engrandecer , para a honrar – que se dá corpo a uma ideia, se prestigia uma Província e se dignifica o nome de Portugal.
Fonte: Vasco de Lemos Mourisca em Brochura alusiva à inauguração do Cine-Teatro Alba (adaptado com subtítulos)
(Extraído de "Cine -Teatro Alba – 50 anos" da autoria de Nélia Maria Martins de Almeida Oliveira)
2 comentários:
http://www.jf-albergaria.pt
tem várias imagens interessantes
No site http://porto.coisas.com estão à venda os programas inaugurais do Cine Teatro Alba (A-a-Velha,11-02-1950) e Cine Alba (Sever do Vouga, 30-09-1951)
Enviar um comentário