quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Inauguração do Cine-Teatro Alba (11-02-1950)

O Cine-Teatro Alba – projecto do Eng. Júlio José de Brito – é, sem dúvida, uma das melhores, mais modernas e mais luxuosas casas de espectáculos do país. Construído para trabalhar como cinema, ou como teatro, possui, para esta segunda modalidade, camarins completos, tanto para primeiras figuras como para coristas.

Condições excepcionais de funcionamento

Com uma lotação total de cerca de 600 cómodos lugares; é dotado de aparelhagem dupla de cinema “Gaumont Kalle 21” alta fidelidade em som, equipada com lanternas de projecção de grande intensidade e projectores para o palco; possuindo uma instalação de alto-falantes, numa rede completa, com sinal de chamada eléctrica para todo o edifício; enriquecido com todos os pavimentos e lambrins revestidos de mármore, um magnífico bar, sala de recepção luxuosíssima, esplêndidos vestiários, escaparates de exposição, etc., o Cine-Teatro Alba é uma casa de espectáculos sem rival na província e competindo, mesmo, com as melhores da capital.

Família Martins Pereira

Devemos mais esta obra à família Martins Pereira, cujo chefe, o Senhor Comendador Augusto Martins Pereira, homem que vive pelo coração e pelo cérebro, com largo saber de experiência feito, tanto tem trabalhado, produzido para tornar Albergaria-a-Velha maior e melhor, evidenciando, e dedicando-lhe, as mais vastas faculdades de realização.

Estão patentes todas as suas organizações, todavia, o Cine-Teatro é para nós, sob o aspecto cultural, a melhor, a mais bela. (...)

É com gente desta iniciativa, deste dinamismo, desta abnegação, deste amor à sua terra – adoptada como sua, para a engrandecer , para a honrar – que se dá corpo a uma ideia, se prestigia uma Província e se dignifica o nome de Portugal.

Fonte: Vasco de Lemos Mourisca em Brochura alusiva à inauguração do Cine-Teatro Alba (adaptado com subtítulos)

(Extraído de "Cine -Teatro Alba – 50 anos" da autoria de Nélia Maria Martins de Almeida Oliveira)

2 comentários:

a.dam. disse...

http://www.jf-albergaria.pt

tem várias imagens interessantes

lc disse...

No site http://porto.coisas.com estão à venda os programas inaugurais do Cine Teatro Alba (A-a-Velha,11-02-1950) e Cine Alba (Sever do Vouga, 30-09-1951)