Angola e Moçambique
(..) O pessoal da Alba adquiriu prestígio e muitos debandaram outras paragens em particular Angola e Moçambique onde desenvolveram actividade em especial nas fundições da Companhia dos Caminhos de Ferro de Moçambique.
Em Angola, na cidade de Benguela, na fundição da "Lupral" (Sociedade da Lusalite e da Previdente) todo o pessoal de chefia era oriundo da Alba que também forneceu todas as ferramentas e toda a tecnologia e, com aquela empresa, estabeleceu um acordo de colaboração que garantia o apoio a toda a actividade relacionada com a fundição, levando a contactos regulares do pessoal em deslocações a Benguela e a Albergaria-a-Velha.
Lusalite
Deve-se referir a conquista de um dos seus maiores clientes, a "Lusalite", que ajudou a Alba a tranformar-se, ao tempo, no maior fabricante nacional de material complementar - uniões, válvulas, etc - para as linhas das redes distribuidoras de água domiciliária o que a projectou, anos mais tarde, para fornecer a outros clientes, acessórios como tês, curvas, válvulas de corrediça e de retenção, com diâmetros nominais de 600, 750 e ... 1000 e 1250 mm!
Inovação e empreendorismo
Foi este espírito de... sempre melhor e mais difícil,... que levou a Alba a ser uma das primeiras fundições portuguesas a produzir peças moldadas pelo método de "Carapaça" - (Shell Molding), e a primeira a produzir carcaças de alumínio para motores eléctricos, pelo processo de "vazamento em coquilha por gravidade".
A capacidade de resposta e a qualidade dos seus produtos (ficou famosa entre os fundidores a qualidade da "pele" das peças em ferro fundido) levou a que a Alba passasse a trabalhar para várias indústrias como: papeleira (pasta e papel), química, transportes ferroviários, motores eléctricos, bombas de rega, motores para motociclos, material de guerra, moageira, construção e reparação naval e outras.
Fonte: Eng. José António Piedade Laranjeira em Revista Fundição (Associação Portuguesa de Fundição) nº 2006 [republicado no Jornal de Albergaria de 19.05.1998] (adaptado)
Sem comentários:
Enviar um comentário