quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

"Casa e Capela de Santo António em Albergaria-a-Velha" de Delfim Bismarck Ferreira (1999)

A ideia de estudar a história e a genealogia da Casa e Capela de Santo António, surgiu devido à necessidade da sua protecção e classificação, assim como à necessidade de publicação da genealogia da ilustre família desta casa, que foi muito influente na sua região e em determinados momentos a nível nacional.

A Casa e Capela de Santo António é um dos mais notáveis solares do concelho de Albergaria-a-Velha, tendo sido edificado no final da década de 30 do século XVIII, pelo Cap. Dr. João Ferreira da Cruz.

É uma belíssima construção de tipo provincial, cuja cantaria é toda em granito da região, com uma fachada que se estende ao longo da estrada, dividida em três zonas separadas por pilastras toscanas: zona habitacional, portão nobre e capela.

Esta casa manteve-se na descendência do Cap. Dr. João Ferreira da Cruz até à primeira metade do século XIX, tendo passado por seu filho Cap. Dr. João Gualberto Xavier da Cruz Tavares e Carvalho e por seu neto António Constantino Álvares de Lemos Tavares e Carvalho.

Este último, vendeu esta casa a seu cunhado João Henriques Ferreira, mantendo-se a mesma na descendência deste até 1967, tendo passado por sua filha D. Angélica Ernestina Henriques de Castro Ferreira - Baronesa de Benfica - e por sua filha D. Hermina Henriques de Castro, que a vendeu ao seu actual proprietário.

Desta forma, a genealogia ocupa nestes escritos um papel primordial, já que o autor recuou no tempo e foi ao encontro dos mais remotos antepassados dos senhores desta casa, tendo chegado numa primeira parte ao século XVI, numa segunda ao século IX e numa terceira parte ao século XVI. (...)

Fonte/Mais informações: Fortune City

Sem comentários: