Raul Matias de Oliveira nasceu em Albergaria-a-Velha em 18 de Junho de 1918.
Todos o conheciam por Raul Benfeitas e actuava a extremo esquerdo. Antes [de brilhar no Alba na década de 40] já tinha representado o popular Arregaça – aquela equipa que vestia a camisola azul e branca às riscas horizontais.
Fazia da velocidade uma das suas melhores armas, mas também o seu forte e colocado remate colocavam o Raul Benfeitas [como] um dos mais temíveis avançados na altura (…)
Em 1951 foi para o Brasil e como o “bichinho” do futebol é coisa que não se perde facilmente foi jogar para o S. Mateus, hoje o conhecido Olaria F.C.
Teve os mais diversos treinadores [no Alba], mas 3 o marcaram significativamente. Os húngaros Siska e Décio e o conhecidíssimo Carlos Alves, este o melhor de todos.
Chegou a representar a Selecção de Aveiro [Beira Mar com 2 jogadores do Alba, 1 do Águeda, 1 do Estarreja e 1 do Ovarense] em jogo contra a Áustria [«First» de Viena], estávamos em 1949 e à sua conta marcou 2 golos, pertencendo a vitória ao seleccionado de Viena por 4-3.
Fontes: António Lemos e António José Vinhas em Jornal de Albergaria (1993) (adaptado) / Almanaque Desportivo do Distrito de Aveiro 1950
"First" de Viena, 4 - Beira Mar, 3
AVEIRO (Estádio Mário Duarte), 6 de Fevereiro de 1949.
Beira Mar: Magalhães; Campos e Alfredo (Alba); Freire, Barreto e Jaime (Ovarense); Adolfo (Águeda), Pião, Rola (Estarreja), Balacó e Raul (Alba).
«First» de Viena: Engelmayer; Rybicki e Loidold; Schaffer, Sabeditech (cap.) e Novotny; Machan, Decker, Sttritich, Eingenstiller e Mulner.
Pelos aveirenses alinharam ainda Pacheco (Vista Alegre) e Amaro, que substituíram, respectivamente, Magalhães e Jaime.
O Beira Mar alinhou reforçado com os elementos indicados na formação.
Marcadores: Alfredo, nas próprias redes, Adolfo e Raul (2), pelos aveirenses, e Sttritich (2) e Eingenstiller, pelos austríacos.
Árbitro: Júlio Cruz (Aveiro)
Sem comentários:
Enviar um comentário