
Octávio Luís Pais Ribeiro da Cunha nasceu em 1949, em São João de Loure, numa família com várias gerações de médicos (filho do Dr. Sizenando Cunha).
Começou a estudar Medicina em Coimbra, mas a sua actividade política na Direcção da Associação Académica daquela universidade (presidente da Associação Académica de Coimbra) levou o regime de Salazar a decidir a sua expulsão de todo o sistema universitário português.
Completou a sua formação na Faculdade de Medicina da Universidade de Lausanne, na Suíça, em 1970, onde se doutorou dois anos mais tarde em Ciências Médicas. Especializou-se em Pediatria, tendo sido Chefe de Serviço em Lausanne, e recebeu o prémio de investigação da Faculdade de Medicina de Lausanne.
Depois de um princípio de carreira internacional, que o levou a percorrer "todo o mundo, até ao Azerbeijão", regressou a Portugal imediatamente após a revolução de 25 de Abril de 1974.

Foi director do Serviço de Cuidados Intensivos Neonatais e Pediátricos do Hospital de Santo António e professor do Instituto Abel Salazar.
Fez parte com os professores Pereira Leite e Albino Aroso da Comissão Nacional de Avaliação da Situação da Grávida e do Recém-nascido (1985) e foi membro da Comissão Nacional de Saúde Materno-Infantil (1989).
A acção destas comissões fez descer drasticamente a mortalidade infantil em Portugal que, em menos de uma década, passou da mais elevada para a quinta mais baixa da Europa e uma das dez mais baixas do mundo.
Teve também uma curta carreira política, tendo sido deputado, durante um ano, pela UEDS (União da Esquerda para a Democracia Socialista), uma cisão de esquerda do Partido Socialista.
Foi condecorado por Jorge Sampaio em 2006 com a Ordem do Infante D. Henrique (Grande Oficial).
Publicou os livros "A Diabetes contada às Crianças", "O Sítio entre o Céu e a Terra" e "Adoráveis Chantagistas".
Fontes: SCINP / Notícias Magazine / Alcatruz / Sapo / FNAC / Solidariedade / Hospital Privado da Boa Nova
São João de Loure
Nasci “em São João de Loure, uma aldeia pequenina nas margens do Vouga, onde o meu pai era médico e o meu avô também (o meu avô era aquele que tinha um cavalo branco com asas e gostava muito de tratar crianças)”
8 comentários:
Gostei de tudo, mas mais ainda do Pégaso.
Abraço
joão
Gostei muito de tudo, mas sobretudo do Pégaso.
Abraço
O Senhor Doutor foi Pediatra dos 6meus dois filhos (Octávio e Maria João), foi um privilegio lidar com ele enquanto pessoa e médico. Parabéns Dr. Octávio Cunha.
È um dos nomes destacados no livro "AAC: os rostos do poder" de João Pedro Campos (2009)
Por onde andará o Dr. Octávio Cunha?
Por onde andará o Dr. Octávio Cunha?
Uma alma generosa e sensivel. Foi o médico dos meus filhos no consultório do sr. Dr. Virgilio Moreira.
Conheci-o no IOS de Matosinhos onde geriu a Assistência Materno - Infantil da Cresce ali instalada após o 25 de Abril. Amigo do padrinho do meu filho mais novo, Machado Alves. Doces recordações.
Gostarei de o Convidar a assistir ao Lançamento da Colectânea 2024 SEMPRE ABRIL, na Casa da Beira Alta, rua de Santa Catarina 147, primeiro, Porto dia 14 de Abril, às 11h.
Deixo o meu email
graca.amiguinho70@gmail.com
Meu querido Dr. Octávio Cunha. Meu pediatra e, anos mais tarde, pediatra das minhas filhas. A sua voz era um calmante para todos, pais e bebés. O nosso muito, muito obrigada.
Enviar um comentário