Moinho de rodízio com três casais de mós accionados pelas águas do Ribeira do Fontão, sendo que actualmente somente dois se encontram em funcionamento, e cuja construção remonta, pelo menos, ao século XIX.
Trata-se de moinho pertencente a moleiro profissional, facto que se pode comprovar pelo número de casais de mós e pela casa de moleiro adjacente.
Neste lugar e ao longo de cerca de 5 km da Ribeira do Fontão que atravessa esta freguesia, existem vestígios e registo da existência de 21 moinhos de rodízio, a esmagadora maioria de média dimensão (entre 3 e 6 casais de mós), o que caracteriza aquela que foi uma das mais importantes comunidades de moleiros e padeiras desta região.
Daqui partia um dos principais troços do Caminho dos Moleiros que servia de ligação aos moinhos de utilização sazonal no Rio Caima. O pão e as padas, as regueifas e o pão doce, base da alimentação ou iguaria de outros tempos, entregues de porta em porta ao raiar da aurora, comercializados em feiras, mercados e romarias, continuam a ser confecionados com a farinha destes moinhos.
Coordenadas GPS: N 40º 40´11.00” O 8º 31´22.31”
Local: Lugar da Azenha, Fontão – Angeja
Acesso: caminhada em ambiente natural até ao moinho.
Características do moinho: 1 moinho; 2 casais de mós.
Envolvente: Adjacente a antiga habitação de moleiro e enquadrado em ambiente natural – Floresta e margens da Ribeira do Fontão.
Proprietário: Joaquim Almeida
Duração da visita ao moinho: 20 a 30 minutos.
Fontes: Rota dos Moinhos / Moinhos de Portugal
Sem comentários:
Enviar um comentário