domingo, 10 de setembro de 2017

"Nasci com a Trovoada" - Documentário sobre a vida do cineasta Manuel Guimarães


O Cineteatro Alba apresentou no passado dia 1 de setembro, pelas 21h00, "Nasci com a Trovoada – Autobiografia Póstuma de um Cineasta", documentário sobre a vida e obra do Albergariense Manuel Guimarães (nascido em Valmaior onde seu pai era sócio-gerente da Fábrica de Papel do Prado).

"Nasci com a Trovoada" era um projecto de filme autobiográfico que Manuel Guimarães não chegou a realizar, mas que agora foi concretizado por Leonor Areal. O documentário baseia-se integralmente em materiais de arquivo: filmes, fotografias, artigos de jornal, cartas e diários. Manuel Guimarães é a voz de narrador que nos conduz através da sua vida e obra. Em diálogo com fragmentos dos seus filmes, esta "autobiografia póstuma" assume-se como uma outra ficção.

Na sessão, que contou com a presença da realizadora, foi ainda exibido a curta-metragem “A Terra de o Homem” (1969), de Manuel Guimarães, recentemente recuperado.




Manuel Guimarães (1915-1975)

Manuel Guimarães nasceu em 1915, em Valmaior, e foi o principal cineasta neorrealista do cinema português. Os seus filmes revelam um olhar original sobre a sociedade portuguesa, escolhendo personagens consideradas marginais, tais como saltimbancos, pescadores, vadios, prostitutas, estivadores, jornaleiros. Nelas se espelha uma arte de sonhar, aliada a uma ética da resistência e à capacidade de sacrifício que nunca abandona a esperança.

Manuel Guimarães sofreu amargamente às mãos da censura e viveu alguns períodos de grande dificuldade, sobrevivendo com alguns documentários e diversos trabalhos plásticos. A morte apanhou-o a meio da montagem do seu filme-testamento "Cântico Final", em 1975.

Fonte: CMAAV

Mais informações: Blog Nasci com a Trovoada / Blog Manuel Guimarães

Trailer



 Sinopse do Indie.lisboa

Manuel Guimarães é um dos mais importantes cineastas portugueses mas, ao longo dos anos, o seu trabalho foi sendo esquecido. O único realizador neo-realista do cinema nacional deixou uma obra sem igual, onde retratou duramente a sociedade do Estado Novo e, por isso mesmo, foi vítima da censura. Em 2015, comemoraram-se os cem anos do seu nascimento e a realizadora Leonor Areal (curadora da exposição e retrospectiva Manuel Guimarães – Sonhador Indómito) faz, em Nasci com a Trovoada, a sua homenagem a um artista atormentado, “sempre cheio de dúvidas e de aflições".  

Cinemateca 
 
 

Sem comentários: