domingo, 10 de dezembro de 2017

"Vou-me Despedir do Rio" evoca memórias de antigos trabalhadores da Fábrica do Caima


O CLDS 3G (Contrato Local de Desenvolvimento Social de 3ª geração) "Albergaria IntegraT"/Prave, em parceria com o Município de Albergaria-a-Velha, apresentou, no passado dia 30 de novembro, no Cineteatro Alba, a curta-metragem documental "Vou-me Despedir do Rio", baseada em histórias de vida de seniores da freguesia de Ribeira de Fráguas.

"Vou-me Despedir do Rio" é realizada por David Gomes e Pedro Cruz e visa resgatar as memórias dos antigos trabalhadores da Fábrica do Caima, bem como recordar o processo de produção do linho, que já teve um papel importante na economia local e constitui hoje uma tradição que é preciso preservar. A produção da curta-metragem está inserida na ação "Uma Vida Uma História", um projeto que visa contribuir para a construção da memória social do Concelho, representando as suas tradições e riquezas.




O documentário conta com a participação de vários seniores de Ribeira de Fráguas, que aceitaram partilhar episódios da sua vida para construir uma narrativa sobre o passado da sua terra. O projeto teve o apoio da Junta de Freguesia de Ribeira de Fráguas, do Rancho Folclórico de Ribeira de Fráguas e da Quinta do Caima.

A curta documental foi selecionada, entre 56 filmes de diferentes géneros, para entrar em competição na 23ª edição do Festival Caminhos do Cinema Português que se realizou entre 27 de Novembro e 3 de Dezembro, em Coimbra, tendo-lhe sido atribuído uma Menção honrosa para melhor documentário.

Fonte: CMAAV

Trailer: Vimeo


Sem comentários: