segunda-feira, 20 de maio de 2019

AHMA - Associação Humanitária Mão Amiga


A Associação Humanitária Mão Amiga, também conhecida pela sua sigla AHMA, foi constituída em 1998, tendo surgido da preocupação e da necessidade sentida por um grupo de cidadãos ligados ao trabalho com crianças, com destaque para o Dr. Torres e Menezes, desde o seu início Presidente da Direcção, de promover e defender o superior interesse das crianças, combatendo a problemática da negligência e dos maus tratos infantis no concelho de Albergaria-a-Velha e áreas limítrofes.

A missão da AHMA começou em 2000 com a construção do Centro de Acolhimento Temporário (CAT "O Aconchego"), e simultaneamente o desenvolvimento de respostas de creche e jardim-de-infância, e após o desenvolvimento do projecto Ser Criança, em 2004 nasceu o CAFAP "Raio de Sol ... para Todos".

Assinatura do Protocolo com a Segurança Social (1999)

Actualmente a Associação é constituída por quatro respostas sociais: um Centro de Acolhimento Temporário ("O Aconchego" no lugar da Salgueira – Assilhó), uma Creche e um Jardim de Infância ("Lápis de Cor" na rua Primeiro de Dezembro, nº 56, Albergaria-a-Velha, e na Rua das Flores, em Assilhó) e um Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP “Raio de Sol ... para Todos” na Av. Bernardino Máximo Albuquerque, nº35).

Centro de Acolhimento Temporário "O Aconchego"


Começou por funcionar numa habitação degradada propriedade do Município de Albergaria-a-Velha, que foi remodelada como o apoio de diversas empresas sediadas no concelho de Aveiro, Águeda e Albergaria-a-Velha. Para equipar a moradia, a AHMA teve o apoio da comunidade portuguesa de Bruxelas, com a oferta de um valor monetário resultante das actividades realizadas no Dia de Portugal.

Em 2002 a AHMA obteve o "estatuto" de Unidade de Emergência Infantil concedido pelo Instituto para a Emergência Infantil, na pessoa da Dra. Maria Barroso.


Através de uma candidatura no âmbito do III Quadro Comunitário de Apoio – POEFDS, em 2006, foi dado início à construção de raiz de novas instalações, num terreno situado no lugar da Salgueira, Assilhó, Albergaria-a-Velha, que tinha sido doado por um particular à Instituição. Foi uma obra executada em 12 meses, que obrigou a um grande esforço financeiro da Instituição, para além do envolvimento de todos os seus membros.

Em 05 de Dezembro de 2008, é homologado um novo Acordo Atípico de Cooperação com vista ao acolhimento de 20 crianças com idade compreendida entre os 0 e 10 anos de idade. O referido acordo veio substituir o anteriormente celebrado no ano de 2000 e cessar o Protocolo existente para acolher 2 crianças em situação de Emergência Infantil.

Creche "Lápis de Cor"


Até ao ano de 2005, a Creche “Lápis e Cor” funcionou na Rua 1º Dezembro, nº 55, em Albergaria-a-Velha, numa moradia alugada e com um Acordo de Cooperação celebrado com o Centro Regional da Segurança Social do Centro – Serviço Sub-Regional de Aveiro para 25 crianças.

Em 2004, no âmbito de uma candidatura ao III Quadro Comunitário de Apoio – POEFDS e, num terreno cedido com direito de superfície pelo Município de Albergaria-a-Velha, na Rua das Flores, Assilhó, Albergaria-a-Velha, dá início à construção de novas instalações, por um prazo de 18 meses.

Em Novembro de 2005, passa a funcionar nas novas instalações ao abrigo de um novo Protocolo celebrado com o Centro Regional de Segurança Social, desta vez para 80 crianças com idade compreendida entre 4 meses e os 4 anos.

Jardim "Lápis e Cor"


"O Jardim “Lápis e Cor” funciona desde Setembro de 2000 na Rua 1º Dezembro, nº 55, em Albergaria-a-Velha, numa habitação alugada.

Inicialmente com uma sala para 22 crianças e mais tarde com a construção de 2 salas realizadas à custa da Instituição, foram criadas condições para o alargamento do Acordo de Cooperação celebrado com o Centro Regional da Segurança Social do Centro – Serviços Sub-Regional de Aveiro, em Agosto de 2001, para a frequência de 44 crianças com idade compreendida entre os 4 anos e os 6 anos.

Centro de Apoio Familiar e Acolhimento Parental "Raio de Sol … para todos"


O CAFAP trabalha com as famílias de crianças que se encontram numa situação de risco ou de perigo, por negligência ou maus tratos, com vista a evitar a institucionalização e promover a reunificação familiar, tendo como objectivo principal o fortalecimento das famílias e o bem-estar das crianças.

Para concretizar os objectivos a que se propõe o CAFAP tem ao dispor dos seus utentes serviços como programas de Educação Parental e programas de interacção familiar adequados a cada agregado; um Banco de Recursos (Banco Alimentar, Banco de papas, Banco de Leites, Banco de Fraldas e artigos de Puericultura, Banco de Roupa e Equipamentos Domésticos), consultas de Psicologia e de Terapia da Fala, abertos a toda a comunidade.

Fonte: Site oficial (adaptado)


Sem comentários: