segunda-feira, 10 de junho de 2019

De "São João de Loure à Ajuda" no Romance "As Lides do Talaya" de Paulo da Costa Ferreira


O romance histórico "As Lides do Talaya - Roteiro biográfico de um Portugal setecentista", da autoria de Paulo da Costa Ferreira, fala de João Dias Talaya, que nasceu em Lisboa, e era filho de António Dias Talaya e sobrinho de Manuel Dias Talaya, ambos naturais de São João de Loure.

Lançado em 2014, trata-se de uma biografia contextualizada acerca do fundador da Academia dos Obsequiosos, o capitão e bacharel João Dias Talaya Sottomaior.

O 1º capítulo do livro é intitulado "De São João de Loure à Ajuda".

António Dias Talaya afirmou-se nos negócios, tendo em 24 de Outubro de 1758 constituído uma sociedade de construção civil destinada a assumir a empreitada da ampliação do Palácio da Junqueira, por conta do seu proprietário, D. Francisco Saldanha, Patriarca de Lisboa.

O irmão Manuel Dias Talaya (ou Tallaia) era jardineiro no Palácio do Conde de Aveiras (actual Palácio de Belém), num Jardim inspirado no Palácio de Versailles. O autor realça que um Jardineiro de elite do Século XIX poderia auferir um salário de aproximadamente o triplo do salário de um Professor.

 Fonte:  "As Lides do Talaya" de Paulo da Costa Ferreira (2014)



Simão Dias Talaia, natural da Ajuda, filho de Manuel Dias Talaya, foi mordomo do Culto do Cabo

Sem comentários: