sábado, 10 de agosto de 2019

Farmácias de Albergaria-a-Velha do século XX


No início do século XX existiam três farmacêuticos em Albergaria-a-Velha: Francisco Marques de Lemos e João Pedro Ferreira, ambos em Albergaria-a-Velha, e António Augusto Pinto, que fundou a Farmácia Pinto em Esgueira, a qual foi deslocalizada para a Rua da Ponte, em Angeja, após o seu casamento com D. Leocádia Paes Pinto em 1902, e posteriormente trespassada para João Pereira Serrano, em Abril de 1907, sendo alterada a designação para Farmácia Serrano.

António Augusto Pinto

Farmácia Lemos & Filha

A principal farmácia na primeira metade do século XX era a "Farmácia Lemos", de Francisco Marques de Lemos, conhecido por "Francisquinho da Botica", que se situava na Rua de Santo António. Posteriormente passou a designar-se por "Pharmacia Lemos & Filha", contando então com a colaboração activa da sua filha, Aurora Pereira de Lemos (*).

(*) Extracto de artigo do Dr. Vasco Lemos Mourisca: "Eu era pequenito e vivia com meu avô materno e minhas tias ali na extinta Farmácia Lemos & Filha, na Rua de Santo António"

Após o falecimento de Francisco Marques de Lemos, em 21 de Janeiro de 1937, a "Farmácia Lemos & Filha" passou a ser detida por duas das filhas, sendo conhecida como Farmácia da D. Aurora. Aí trabalhou o Arménio (conhecido por Méninho), tendo sido encerrado na década de 60 (ou início da década de 70) - mas apenas foi dissolvida oficialmente em 2008.


João Pedro Ferreira

João Pedro Ferreira exercia a sua actividade de boticário de forma mais livre, tendo uma pequena botica também na Rua de Santo António. Por esse motivo, o rés-do-chão do Palacete da Boa Vista (Torreão) foi construído com o propósito de aí vir a ser instalada uma farmácia, cujo mobiliário foi projectado pelo autor de todo o projecto e viria a ser executado por José Gomes Soares.

Em Abril de 1904, João Pedro Ferreira escreveu ao amigo João Patrício Álvares Ferreira (proprietário do Palacete da Boa Vista), informando-o da recusa em aceitar a botica no rés-do-chão do palacete, contrariando o que anteriormente haviam combinado.

Joaquim Pedro Alcântara

Joaquim Alcântara, natural de Bragança, casou em 1915 com D. Etelvina de Almeida Miranda, de Assilhó, Albergaria-a-Velha, tendo aqui aberto a Farmácia Alcântara. Foi depois farmacêutico em Lisboa e, mais tarde, inspector de farmácias.

É mencionado no jornal "Democracia do Vouga" de 1915, conjuntamente com Francisco Marques de Lemos e João Pedro Ferreira. Uma notícia de 1930 refere: "Também já partiu para Lisboa o nosso amigo Joaquim Pedro Alcântara, conceituado farmacêutico que aqui esteve de visita à sua esposa [D. Etelvina Alcântara]".

Farmácia Aliança (Angeja)


Nos anos 30 do século XX, a farmácia Aliança, com sede na rua da República, pertencia e era dirigida tecnicamente por Alberto Cândido (que era igualmente proprietário da Farmácia Central em Vagos). O Sr. Costa foi dono dessa farmácia, ainda nesse local, nos anos 50/60 e depois passou para a filha Armanda e o genro Sr. Adelino, que construíram o prédio no início dos anos 70, na Rua da Pereira (na foto), e posteriormente "trespassaram", em 1993, para o Sr. Arlindo da Silva Loureiro.

A actvidade de Arlindo da Silva Loureiro, que faleceu em 2019, era inicialmente exercida em nome individual, na rua da Pereira, em Angeja, tendo sido constituída a sociedade unipessoal Arlindo Loureiro, Unipessoal, Lda. já no século XXI (em 2017).


Farmácia Monteiro


A Farmácia Monteiro foi fundada pela Dra. Maria Celeste Monteiro, esposa do Dr. Flausino Fernandes Correia, que a dirigiu durante meio século, o mesmo tempo que o marido exerceu abnegadamente a Medicina.

A Farmácia Monteiro localizava-se próximo do Jardim junto à Casa Miguel Henriques, sendo alguns dos principais colaboradores Sebastião Rezende e Manuel Alho, que ainda na década de 80 transitaram para a Farmácia Ferreira Janeiro (agora junto ao Palácio da Justiça) com os apelidos dos "proprietários" da antiga Farmácia Janeiro.

Farmácia Janeiro


A Dra. Maria Adelaide Martins Ferreira Janeiro e o marido Joaquim Janeiro, ambos farmacêuticos, naturais de Monsanto e Coimbra, respectivamente, radicaram-se em Albergaria-a-Velha na década de 50, onde viriam a fundar a Farmácia Janeiro.
   
Possivelmente terá havido trespasse do alvará da Farmácia Lemos & Filha para a Farmácia Janeiro, pois há quem se recorde da Dra. Adelaide e do marido, Dr. Joaquim Janeiro, nessa farmácia, ainda na Rua de Santo António antes de ser construído o edifício onde se instalou a Farmácia Janeiro (na Rua do Hospital onde ainda hoje funciona a Farmácia Martins Ferreira).


Outros farmacêuticos e farmácias

O livro "Auranca e a Vila da Branca", de Nélia Maria Martins Almeida Oliveira, refere a existência de uma farmácia, então denominada botica, que funcionou no Souto da Branca no mesmo edifício dos correios. Em 1916 já existia conforme constava do livro de assentos da Quinta das Cavadas.

O livro "Angeja-Vila do Baixo Vouga", de António Homem de Albuquerque Pinho, apenas faz uma breve referência à "Farmácia e Perfumaria Confiança" por constar de um anúncio do jornal "O Despertar de Angeja" da década de 20, não sendo referidas as Farmácias do início do Século XX (Farmácia Pinto e Farmácia Serrão).

Na década de 50 existia a farmácia do Sr. Frias na Branca, enquanto a Farmácia Nova já existe desde a década de 60, inicialmente em Albergaria-a-Nova e actualmente nas Lajinhas, na Branca, sendo de propriedade da Herança Indivisa de Ana Natália Natália Pereira, sócia e directora do Colégio de Albergaria.

Por outro lado, a Farmácia Confiança [que não terá ligação à farmácia que existiu em Angeja], que funciona no Edifício Sr. dos Aflitos na Branca, foi pertencente ao Dr. António Pais durante 26 anos, sendo actualmente detida por Pedro Sousa Pais, Unipessoal, Lda. (sociedade constituída em Fevereiro de 2019).


A Farmácia Vouga foi constituída em 1994, continuando a funcionar em Frossos na Rua José Pinho Gonçalves.

A Farmácia Oliveira começou por ser exercida como actividade em nome individual pela Dra. Catarina Maria Martins Oliveira, natural da Branca, então residente em Ribeira de Fráguas.


A farmácia foi deslocalizada de Ribeira de Fráguas para o centro de Albergaria-a-Velha em 2008, tendo-se tornado, nos últimos anos, uma das principais farmácias de Albergaria-a-Velha, beneficiando da sua proximidade relativamente ao Centro de Saúde, sendo constituída como sociedade unipessoal em 2016.

A Farmácia Ferreira funciona na rua Major Geraldo em Alquerubim, enquanto que a Farmácia Vida se localiza em Estrada de Lalhe em São João de Loure.

[agradecemos informações adicionais relativamente à actividade das farmácias no séc. XX]

Fontes: "Albergaria-a-Velha 1910 - da Monarquia à República" de Delfim Bismarck Ferreira e Rafael Marques Vigário / Centro de documentação farmacêutica / Grupo do Facebook "Famílias de Albergaria"/ Alberto Robaleiro / Carina Martins Gomes (Farmácia Confiança)

Sem comentários: