terça-feira, 20 de agosto de 2019

VALART - de Albergaria-a-Nova para o mundo


A Valart - Metalúrgica Central do Vouga, Lda. foi fundada em 1978 em Albergaria-a-Nova, freguesia da Branca, por dois engenheiros, Valdemar Coutinho e Artur Martins, tendo-se dedicado inicialmente ao fabrico de caixas basculantes e cisternas e, posteriormente, alargado a sua actividade para o fabrico de Gruas hidráulicas industriais e florestais e viaturas polivalentes para bombeiros.

O Eng. Valdemar Coutinho, natural do concelho de Sever do Vouga, foi técnico da prestigiada Metalurgia Casal, em Aveiro, onde se destacou como professor da "Escola de Aprendizes", uma das pioneiras na formação profissional no nosso país, nas décadas de 60 e 70, e, mais recentemente, Presidente da Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA) durante 15 anos, sendo ainda Presidente da Assembleia Geral.


A Valart é o primeiro fabricante nacional certificado de Gruas Hidráulicas Industriais e Florestais e um dos poucos construtores em todo o Mundo de Semi-Reboques Porta-Contentores Marítimos, designados internacionalmente por SideLoaders (VALARTLIFTS).

A empresa canaliza mais de 90 % da sua facturação para o mercado internacional, o que é resultante da sua especialização na produção de equipamentos especiais de movimentação de cargas, destinados a um segmento de mercado muito especifico - os transportes.

A Valart tem actualmente três sócios, após a entrada no capital, e na direcção técnica da sociedade, da segunda geração da família Coutinho, com os filhos Sandra Coutinho e Flávio Coutinho.

Fontes: Site oficial / Sever do Vouga – o concelho e suas gentes / Relatório de estágio de Joana Vinhas Coelho / Acepi / Aicep / Portal d'Aveiro

 

Sem comentários: