Uma instituição familiar que resistiu às mudanças dos anos graças aos ensinamentos passados de pai para filho. Essa história começa em 1944, quando o bisavô dos actuais proprietários, o português José Rodrigues Pinho e Silva [natural de Frossos] rompe com os padrões da época e funda a então Padaria Vitória, primeiro nome da organização, no bairro Porangabussu, área actualmente conhecida como bairro Rodolfo Teófilo.
Segundo o livro "O Alvorecer da Indústria de Panificação e das Correlatas no Mundo e no Ceará", de João Neto Brandão [natural de Eixo, Aveiro, sobrinho de Pelágio de Oliveira], o empresário decide não abrir o negócio no Centro de Fortaleza, local que fervia economicamente na década de 40.
A aposta em um bairro mais distante da área central foi vista como audaciosa pelos colegas da época (...). Dando continuidade ao empreendimento, Porfírio Dias da Conceição, o seu filho de apenas 20 anos, assume na década de 50 a [padaria] Vitória, modernizando-a e fundando mais duas padarias.
Surge em 1958, então, a padaria Moderna no bairro Jóquei Clube e em seguida em 1963 a panificadora Central 1 no bairro de Fátima. Em 1981, a família chegou a possuir a panificadora Central 2 também localizada no bairro Rodrigo Teófilo, todas na capital. O nome da empresa muda oficialmente para Central.
Mário e Victor, que são primos e filhos dos irmãos e empresários Mário Sérgio Valente da Conceição e Porfírio Valente da Conceição, também herdaram dos pais o gosto pela panificação (...)
"Eu lembro claramente de nós na infância e principalmente na adolescência indo visitar as panificadoras deles nas férias ou no fim de semana e já tentando ajudar no que era possível (...)"
Fonte: Revista Ceará Pão
A padaria Vitória de J. Pinho & Cia. Ltda. abre suas portas no dia 10 de janeiro de 1946. A firma era encabeçada pelo português José Rodrigues Pinho e Silva pai de Porfírio Dias da Conceição e cunhado de Manuel da Silva Praça.
Os bisnetos Vitor Valente e Mário Sérgio Linhares são a 4ª geração de empresários de panificação.
(Outras fontes: Familysearch / Gazeta de Albergaria / Bairro Rodolfo Teófilo )
Sem comentários:
Enviar um comentário