terça-feira, 10 de setembro de 2019

4 gerações de empresários de panificação com origem em Frossos


Uma instituição familiar que resistiu às mudanças dos anos graças aos ensinamentos passados de pai para filho. Essa história começa em 1944, quando o bisavô dos actuais proprietários, o português José Rodrigues Pinho e Silva [natural de Frossos] rompe com os padrões da época e funda a então Padaria Vitória, primeiro nome da organização, no bairro  Porangabussu, área actualmente conhecida como bairro Rodolfo Teófilo.

Segundo o livro "O Alvorecer da Indústria de Panificação e das Correlatas no Mundo e no Ceará", de João Neto Brandão [natural de Eixo, Aveiro, sobrinho de Pelágio de Oliveira], o empresário decide não abrir o negócio no Centro de Fortaleza, local que fervia economicamente na década de 40.


A aposta em um bairro mais distante da área central foi vista como audaciosa pelos colegas da época (...). Dando continuidade ao empreendimento, Porfírio Dias da Conceição, o seu filho de apenas 20 anos, assume na década de 50 a [padaria] Vitória, modernizando-a e fundando mais duas padarias.

Surge em 1958, então, a padaria Moderna no bairro Jóquei Clube e em seguida em 1963 a panificadora Central 1 no bairro de Fátima. Em 1981, a família chegou a possuir a panificadora Central 2 também localizada no bairro Rodrigo Teófilo, todas na capital. O nome da empresa muda oficialmente para Central.


Mário e Victor, que são primos e filhos dos irmãos e empresários Mário Sérgio Valente da Conceição e Porfírio Valente da Conceição, também herdaram dos pais o gosto pela panificação (...)

"Eu lembro claramente de nós na infância e principalmente na adolescência indo visitar as panificadoras deles nas férias ou no fim de semana e já tentando ajudar no que era possível (...)" 

Fonte: Revista Ceará Pão

A padaria Vitória de J. Pinho & Cia. Ltda. abre suas portas no dia 10 de janeiro de 1946. A firma era encabeçada pelo português José Rodrigues Pinho e Silva pai de Porfírio Dias da Conceição e cunhado de Manuel da Silva Praça.

Os bisnetos Vitor Valente e Mário Sérgio Linhares são a 4ª geração de empresários de panificação.

(Outras fontes: Familysearch / Gazeta de Albergaria / Bairro Rodolfo Teófilo )

Sem comentários: