sexta-feira, 20 de março de 2020

Palacete no centro de Albergaria-a-Velha


Manuel Marques Mendes, empresário no Rio de Janeiro, foi o primeiro proprietário da Casa junto à Alameda (com projecto de João Gomes Soares), construída na 1ª década do Século XX.

"A nossa gravura representa o majestoso palacete edificado num terreno fronteiro ao largo da Estação do Caminho de Ferro do Vale do Vouga, pertencente ao nosso amigo sr. Manuel Marques Mendes, importante industrial no Rio de Janeiro.

É, como se vê da gravura, uma obra de fino gosto. Dirigiu a sua construção o habilíssimo mestre d'obras e entalhador sr. João Gomes Soares, nosso conterrâneo, a quem felicitamos, não só por este como também por outros trabalhos de merecimento que lhe conhecemos."


Em 24-03-1916 já estava à venda:

"Vende-se este lindo chalet-palacete com grande quintal. A mais elegante moradia deste distrito com grande quintal arvorisado de fruteiras e vinha das melhores qualidades, todo murado, completamente independente e com três entradas em boas condições, por motivo da retirada para o Brasil dos seus proprietários."

 
A casa foi vendida inicialmente à família Mourisca e, posteriormente, já nos anos 50, ao Sr. Ribeiro dos Santos, de Telhadela, sobrinho do Sr. Angelino (que tinha a Quinta do Jogo) e do Sr. Conceição (que adquiriu a Quinta das Cruzes), sendo a actual proprietária a filha Maria, que vive em Coimbra e Leiria (a outra filha é Alice Santos que se reparte entre Lisboa e Telhadela).

Fontes: Jornal "Democracia do Vouga" (1) / Facebook  (1)(2)
Agradecimentos: Alice Mendes, Maria do Céu Santos, Mila Campos, Tucha Martins, ...

Sem comentários: