domingo, 10 de janeiro de 2021

Casa do Agro (Séc. XVII-1890)


 "A Casa do Agro foi mandada edificar na segunda metade do século XVII, por Marcos da Silva Agro e sua mulher Maria Domingues. Situava-se voltada para a Estrada Real Aveiro-Viseu (actual Rua Eng.º Duarte Pacheco), com acesso pela viela do Agro (actual Rua do Agro) e a partir de 1910, junto à linha férrea do Vale do Vouga. 
 
Ao longo de mais de 350 anos, esta casa manteve-se sempre nos descendentes da mesma família e foi marcante para a vida do concelho de Albergaria-a-Velha, não apenas pelos cargos desempenhados por alguns dos seus membros e pelos inestimáveis serviços prestados à comunidade, mas também porque aqui decorreram alguns acontecimentos relevantes, entre outros, episódios das guerras liberais em 1828, a promessa de edificar uma ermida, com a invocação de Nossa Senhora do Socorro em 1855 e do Ultimato Inglês a Portugal em 1890. 
 

A “Casa do Agro” acabaria demolida em Novembro de 1990 por ordem da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, para abertura da Rua do Agro que à época era uma viela. Era então a casa mais antiga de Albergaria-a-Velha. 
 
Entretanto, na segunda metade da década de 80, foi construída uma “nova” Casa do Agro, mantendo-se, no entanto, os antigos edifícios de apoio: adega, 2 lagares, cabanal, casa da eira e arrumos, que hoje se encontram restaurados quase na sua totalidade. Casa e quinta foram passando de geração em geração ao longo de mais de três séculos e meio." 
 
Fonte: Dr. Delfim Bismarck (em FB do Gin Ria) / Foto 1: "Casa e Capela de Santo António em Albergaria-a-Velha (Século XVIII)" de Delfim Bismarck / Foto 2: "Albergaria-a-Velha - Imagens do Passado" de Delfim Bismarck (colorizada)

Sem comentários: