sábado, 20 de novembro de 2021

Alargamento da Zona Industrial de Albergaria-a-Velha


O Município de Albergaria-a-Velha tem-se afirmado como um importante polo industrial, encontrando-se, atualmente, nos 40 municípios mais exportadores de Portugal. 

Com mais de 700 empresas com um volume de negócios superior a 1000 milhões de euros, o tecido empresarial de Albergaria-a-Velha totaliza mais de 7000 postos de trabalho gerados. 

O sector secundário é o que tem maior representatividade, com a indústria a ser responsável por mais de 58% do total da produção do Concelho. 

As actividades mais relevantes neste setor são a fundição, a metalomecânica, o fabrico de equipamentos, a transformação das borrachas e plásticos, as madeiras, os têxteis, o fabrico e restauro de mobiliário, a cerâmica, entre outras. 

Com a entrada em vigor do novo Plano Director Municipal, o Município de Albergaria-a-Velha, vocacionado para o desenvolvimento económico, aumentou a área de solo industrial destinada às atividades económicas em mais de 200 hectares (50%). 

Face a este novo Plano, a totalidade do solo industrial passou a ser 448 ha, o que corresponde a mais 245 ha. 

Os principais objetivos “Ampliação da Zona Industrial de Albergaria-a-Velha” podem sistematizar-se da seguinte forma: 

• Aumentar a oferta de área do solo industrial infraestruturado disponível para instalação de empresas; 

• Criar infraestruturas novas, modernas e de referência para esta nova zona; 

• Aumentar a capacidade de fixação de novas empresas no Município; 

• Aumentar o número de postos de trabalho no concelho, principalmente os de qualificação igual ou superior a nível 6, bem como o número de empresas sediadas, privilegiando os investimentos com forte carácter diferenciador e inovador; 

• Promover e incrementar a disponibilização de serviços da Câmara Municipal destinados às empresas na própria zona industrial; 

• Fomentar redes de cooperação entre os empresários, associações empresariais e o Município.

Fonte: CMAAV 

Sem comentários: