quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Durit


Corria o ano de 1981 quando o Eng. Manuel Valente e o Dr. Flausino Silva reuniram mais cinco quadros da empresa metalúrgica em que trabalhavam [Minas e Metalurgia, actual Palbit] para dar corpo a um projecto empresarial que se tornaria pioneiro e exemplar no panorama da indústria portuguesa.

Operando na metalurgia de tungsténio, a Durit (que inicialmente se chamava Durite) produz ferramentas em metal duro sinterizado e apresenta como especificidade inovadora a sua preferência pelo fabrico de pequenas séries de grande complexidade e precisão.

O local escolhido para a unidade foi Albergaria-a-Velha [Zona Indústrial], "porque as pessoas envolvidas eram desta zona e porque já adivinhávamos que esta localização seria excelente no cruzamento da IP5 com a A1 e pela proximidade dos grandes Centros, do [então] aeroporto de Pedras Rubras e da Europa".

Adquiridos os 10 mil metros quadrados [iniciais] de terreno (...) reuniram o dinheiro que tinham disponível e apresentaram aos bancos o pedido de financiamento do projecto que seria depois considerado de "relevância industrial" pela Direcção-Geral da Indústria.

Manter-se na vanguarda tecnológica e disputar os mercados internacionais mais exigentes foram dois vectores subjacentes à criação da Durit que a empresa tem vindo a aprofundar e a desenvolver.


Grupo

A diversificação [e criação do grupo Durit] iniciou-se em 1985 com a constituição da Duromin, uma empresa de comercialização de ferramentas de perfuração [actualmente sedeada em Albergaria-a-Nova]. Posteriormente participa também em empresas como a Vitricer, a Helitene e a Moldit.

A nível internacional, e após a constituição de uma empresa técnico-comercial na Alemanha, a Durit adquiriu, em 1990, à companhia americana Hughes Tools, uma metalurgia de metal duro em São Salvador da Bahia (Brasil) reforçando, assim, a sua presença no mercado sul-americano. E em 1996 apostam na abertura da Durit Espanha.

Fonte: Pequena e Média Empresa (adaptado)

Grupo Durit (2009)



Grupo Durit (2011)

1 comentário:

Durit disse...

A Durit Metal Duro se encontra agora no Fb:

http://www.facebook.com/pages/Durit-Metal-Duro/134599063264525