terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Proclamação da "Monarquia do Norte" (III) - Derrota das Forças Monárquicas

A Junta Governativa era optimista e em notas oficiosas aos jornais e conversações com jornalistas, não cessava de armar a sua confiança no êxito final. (...)

Em 27, informava que as forças republicanas tinham sido desalojadas de Albergaria, pela coluna Corte Real Machado retirando em completa desordem e que o governo de Lisboa "estava em completa desorganização, tendo-se manifestado a favor da restauração monárquica algumas guarnições que a principio se mantinham neutras".

A verdade, no entanto, era outra, tendo as Tropas republicanas ultrapassado Angeja e Albergaria-a-Velha no dia 31 de Janeiro de 1919.

Toponímia

A Rua do Hospital foi crismada, temporariamente, de Tenente Roby após a derrota da Monarquia do Norte, em 1919. O então alferes Roby foi o responsável pela detenção do chefe dos “trauliteiros” Bento Garrett


Angeja

A ponte de Angeja sobre o Rio Vouga foi destruída pelas tropas fieis à República, tendo-se estas concentrado durante três dias na margem esquerda, encontrando as forças couceiristas na margem direita.

São João de Loure

A coluna, comandada pelo capitão sr. Gonzaga, conhecida pela "Legião Voluntária Scalabitana", repeliu os revoltosos junto à Ponte de S. João de Loure.

Alquerubim

Os revoltosos monárquicos, que fugiram à aproximação das forças republicanas, avançaram até Alquerubim.

Fontes: Revista Ilustração Portuguesa (1919) / Portal da História / Clichés do sr. Manuel d’ Abreu


Sem comentários: