quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Proclamação da "Monarquia do Norte" (II)

Entre 19.1.1919 e 13.2.1919 um movimento revolucionário pró-restauração da monarquia dominou o norte de Portugal, acontecimento que ficou conhecido por Monarquia do Norte ou Traulitânia. Neste seguimento instalou-se um governo provisório no Porto, encabeçado pelo militar exilado Paiva Couceiro, do qual fez parte um ministro natural de Estarreja, o Conde de Azevedo (...).

No rio Vouga situou-se a zona de fronteira entre monárquicos e republicanos, ficando Estarreja ocupada por tropas partidárias da monarquia de 24.1.1919 a 11.2.1919. Durante parte desse período esteve aqui sediado um centro regional de operações militares e um quartel general, mantendo-se cortadas as ligações com o sul, nomeadamente Aveiro.

Nos primeiros dias de Fevereiro a república conquistou sucessivamente diversas posições a norte do Vouga, vindo a tomar Salreu no dia 10. (...)

Fonte: "O Jornal de Estarreja", n.º 4464, 13.2.2009, p. 13 (em "História de Estarreja e Murtosa")

Revista "Ilustração Portuguesa"

No dia 29 as forças da República ocupavam Albergaria-a-Velha e, enquanto isto se passava com as colunas que constituíam um destacamento das forças em operações, um outro destacamento que operava à esquerda destas e no qual se batiam os nossos bravos marinheiros ao lado das forças do exército, ia inutilizando a resistência das forças monárquicas em Angeja, em Salreu, em Estarreja e no Pinheiro.

No entretanto, as forças de destacamento de Águeda a Albergaria-a-Velha avança sucessivamente sobre Albergaria-a-Nova e Oliveira de Azeméis onde os revoltosos haviam reforçado as suas forças com 500 infantes e alguns cavaleiros, sendo estas forças provenientes dos regimentos de infantarias 20, 8, 29, 30, 31 e cavalaria 11.

(…) em 12 de Fevereiro, quase que sem descanso, as mesmas tropas ocupavam definitivamente a linha Oliveira de Azeméis-Ovar (…) [E] em 15 as forças da República estão a caminho do Porto onde fazem a sua entrada pelas 16 horas do dia dezasseis (…)

Fonte: Oliveira Santos, Revista Ilustração Portuguesa

Sem comentários: