terça-feira, 8 de junho de 2010

"Os Velhotes da Braguesa" (especialidade gastronómica de Valadares) com "origem" em Angeja

Uma das primeiras padarias instalada na freguesia de Valadares, funcionando em pequena escala, foi fundada por João Gonçalves de Sousa, natural de Angeja [do lugar do Fontão] do concelho de Albergaria-a-Velha.

João de Sousa chegou a Valadares, por volta de 1880, como apontador na construção da Avenida António Coelho Moreira, e aqui conheceu Maria Francisca da Silva, natural de Braga, que veio a ser a sua esposa, e do seu casamento nasceram quatro filhos.(...)

Este pão meio açucarado fabricava-se aos sábados por encomenda de meia dúzia de pessoas que depois faziam a venda aos habituais clientes. (...)

Por altura da festa em honra do Senhor dos Aflitos o fabrico dos Velhotes passou a ser uma das atracções de forasteiros a Valadares. (...)

A antiga qualidade da fabrico deste pão finou-se, como se finaram os seus percursores e também o seu filho César que lhes sucedeu, *restando agora a fama dos “Velhotes da Braguesa” que ainda perdura.


Padeiros de Angeja

Na localidade do nascimento de João de Sousa [Angeja] havia, casa sim – casa sim, pequenas padarias artesanais, cujo pão era depois distribuído pelas freguesias circunvizinhas, e esse facto pude eu testemunhar em 1930 quando lá estive em repouso e convalescença de uma enfermidade, em casa de António Dias Mendonça, parente de João de Sousa (..) [e do pai do confrade].

Fonte/Mais informações: Gil Neves, confrade de honra (Confraria Gastronómica do Velhote)

6 comentários:

Rui Morais disse...

Venho publicamente comunicar, que por herança familiar, sou presentemente o portador da receita original dos "Velhotes da Braguesa", especialidade gastronómica de Valadares.
Mais informo, que sou o detentor do TÍTULO DE REGISTO DE MARCA NACIONAL, relativamente aos doces em questão.

Mavi Pacheco disse...

Nunca experimentei estes ditos doces, sou natural do porto, se tem a receita original e registada onde são comercializados para ter o prazer de experimentar os tais doces?!

Marco disse...

localidade de vila nova de gaia, freguesia valadares, perto da igreja de valadares.

Cristina disse...

Para efeitos de um trabalho académico, gostaria de obter o contacto do Sr Rui Morais e da Confraria dos Velhotes.
Alguém ou os próprios mo poderão fornecer?
Deixo o meu endereço: crisoliv40@hotmail.com
Obrigada

C. Oliveira

Cristina disse...

Para efeitos de um trabalho académico, gostaria de obter o contacto do Sr Rui Morais e da Confraria dos Velhotes.
Alguém ou os próprios mo poderão fornecer?
Deixo o meu endereço: crisoliv40@hotmail.com
Obrigada

C. Oliveira

Blogger disse...

recomendamos que procure através do facebook