quinta-feira, 2 de junho de 2011

Câmara Municipal vai requalificar Caminho de Santiago

Albergaria-a-Velha está fortemente ligada aos caminhos, terras de passagem onde terá nascido a primeira “albergaria”, mandada construir pela "Rainha D. Thareia" (Teresa). Ainda hoje, o Município é atravessado por milhares de peregrinos, quer os que rumam a Fátima, sentido Norte/Sul; quer os que se dirigem para Santiago, virados a Norte.

No sentido de valorizar os "Caminhos de Peregrinação" que atravessam o Concelho, a Câmara Municipal está, há algum tempo, a trabalhar no projecto da sua requalificação, nomeadamente do Caminho de Santiago, numa extensão de 14,582 km.

Numa primeira fase, foi efectuado um trabalho de reconhecimento de todo o Caminho, tendo sido analisadas as condições do piso, a sinalização, a existência de pontos de água, os cruzamentos e os vários equipamentos que podem ser de interesse para os peregrinos.

Deste levantamento, concluiu-se que existem troços em mau estado (cerca de 20% do percurso) e há falta de pontos de água potável. Em relação à sinalização, a grande maioria dos sinais (65,5%) tem boa visibilidade e 73% estão em bom estado.


Identificados os pontos críticos, a autarquia vai proceder à requalificação do percurso, tornando mais fácil e cómoda a passagem por Albergaria-a-Velha.

Entretanto, já foram realizadas algumas reuniões com municípios vizinhos, o Turismo Centro Portugal e a Associação de Peregrinos Via Lusitana com vista a desenvolver um trabalho conjunto de revitalização do Caminho Português de Santiago na zona centro do País.

Em parceria, as várias entidades pretendem definir uma sinalização homogénea e mais apelativa, desenvolver material informativo/promocional que valorize os pontos de passagem, para além de requalificar as zonas em pior estado ou propor possíveis alternativas. Na verdade, o grande objectivo é transformar o Caminho de Santiago num importante produto turístico, que potencie o desenvolvimento local.

Está, ainda, em avaliação a criação de um Albergue, que sirva de ponto de apoio logístico aos peregrinos e, ao mesmo tempo, de promoção de Albergaria-a-Velha e a sua inclusão nos principais pontos do Caminho Português, revitalizando a sua história e tradição.

Fonte: CMAV

Sem comentários: