quinta-feira, 31 de maio de 2012

Brasões de armas adossados plenos (Ribeira de Fráguas)


Localização:

- Ribeira de Fráguas
- Calçada de Fráguas
- Avental de janela na fachada principal de uma casa particular em ruínas

Material:

- Granito

Época:

- Século XVIII (1790).Sobre a janela do lado nascente pode ver-se esculpida a data de 1790.

Descrição Heráldica:

- Dois escudos clássicos adossados, plenos.

Trata-se de um exemplo de rara beleza e simplicidade, assim como também muito invulgar, julgando-se ser caso único em Portugal.

Proveniência:

Desconhecem-se quaisquer motivos que tenham levado o proprietário desta casa a mandar esculpir este avental de janela com os dois escudos adossados plenos, aquando da sua edificação.

Este edifício pertenceu no final do século passado à família Samartinho, oriunda da freguesia da Ribeira de Fráguas, sendo hoje propriedade de diversos descendentes da mesma família.


Função de Celeiro ?

Sensivelmente a dois terços da fachada principal, pode-se observar uma emenda na parede, o que pressupõe o acrescento da parte do lado nascente. Segundo a tradição popular, terá tido, em tempos mais remotos, a função de Celeiro.

Desconhece-se, no entanto, a existência de qualquer proprietário nesta freguesia, assim como de qualquer outro, que aqui detivesse grandes propriedades agrícolas que justificassem a existência de um celeiro destas dimensões, assim como se desconhece igualmente a existência de qualquer armigerado que por aqui detivesse grandes colheitas que igualmente o justificassem.

Calçada de Fráguas

É hoje uma calçada secundária e de pouco movimento, praticamente só utilizada por moradores das redondezas, embora no passado tenha sido uma das principais e mais centrais vias de comunicação que atravessavam o lugar de Fráguas e a própria freguesia da Ribeira de Fráguas.

Fonte: Dr. Delfim Bismarck Ferreira em Jornal de Albergaria (09-01-2002) e Revista Patrimónios (adaptado)

Colaboração: Nuno Jesus (foto)

Sem comentários: